Cada um de nós é consciente de que uma coisa é saber, e outra muito diferente é ensinar. Nós sabemos que é difícil, pois é provável que muitas vezes não tenhamos conseguido ensinar alguém apesar de nosso conhecimento. E, no entanto, muitas vezes não damos valor a isso. Gosto de afirmar que a educação é o vestido de gala para assistir à festa da vida. Gosto dessa frase por ser sincera e inspiradora, pois me mexe por dentro e me faz recordar…

Recordar e agradecer com profundo respeito a todas aquelas pessoas que se atreveram e se atrevem a me ensinar algo em algum momento da minha vida. Ensinar é o objetivo mais nobre e o mais frutífero que uma pessoa pode ter.

A arte de aprender para ensinar
Ser um bom educador envolve uma fórmula mágica com diversos ingredientes. Portanto, ensinar requer o manejo de muitíssimas habilidades e de um grande número de competências. Vejamos algumas… A verdadeira ânsia por ensinar atravessa as fronteiras da pedagogia, é algo muito mais pessoal, é uma vontade por educar corações e emoções.

O bom ensinamento é aquele que marca eternamente, que deixa rastros, que faz questionar, que se permite duvidar, que inspira a aprender. Isso só se constrói com uma base: a da vontade e a admiração do educador pela vida. Sentir admiração por todos aqueles objetos que implicam conhecimento e aprendizado traz como resultado, de maneira inevitável, amar os livros e desfrutar o que eles contêm.

Amor pelos alunos
Sejam eles crianças ou não, é imprescindível que uma pessoa que se atreva a ensinar ame a condição de todos aqueles que têm que ajudar a aprender. Isso os bons mestres cumprem, ainda que não consigam colocá-lo em palavras.

Dizem que antes de ensinar alguém a ler é preciso ensiná-lo a amar o valor das coisas. Os professores se colocam na pele do aluno, identificam suas emoções e as usam com amor, tudo isso com o único objetivo de que seu pupilo cresça, se desenvolva, deposite todas as suas esperanças e sonhos em si mesmo. Somente com bons professores (de vocação ou de vida) pode-se aprender a amar, apreciar a serenidade e a endireitar a si mesmo.
A paciência e a serenidade infinitas
Os professores têm a grande capacidade de transformar a frustração e o desespero em uma energia serena, sábia e perseverante. Ou seja, o que realmente conta é uma soma do que se ensina e de como isso é feito.

Carl Jung sabia do que estava falando quando dizia que se lembrava com apreço dos brilhantes mestres e tinha gratidão por aqueles que tocaram o seu coração. Devemos um infinito agradecimento a aqueles que nos ensinam, ensinaram e ensinam nossos filhos.

Da mesma forma que para educar os nossos filhos nunca deixamos de buscar e tentar incorporar conhecimento ao nosso repertório, os mestres, a cada dia que se passa, voltam para casa com satisfações e frustrações que os estimulam a dar mais um passo adiante sempre.

Dizer que as professoras e os professores ensinam é eufemismo. Um bom professor (ou professora) é um mestre de vocação, alguém que não somente ensina, mas também estimula a nossa memória, a nossa inteligência, a nossa sensibilidade e a nossa fantasia. É alguém que desperta o nosso cérebro e que nos mostra a importância de sermos pacientes.

Os professores são a salvação da sociedade, pois dão a cada um dos seus alunos um passaporte de iluminação. Graças a eles, cada dia transborda vida e futuro, tudo graças aos seus convites para o pensamento, para as palavras e para a inspiração.

Professor…

Ensinarás o valor, mas não valorarão o teu voo.
Ensinarás a sonhar, mas não sonharão o teu sonho.
Ensinarás a viver, mas não viverão a sua vida.
No entanto… em cada voo, em cada vida, em cada sonho,
perdurarão sempre as pegadas do caminho ensinado.

-Madre Teresa de Calcutá-

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Idosa com Alzheimer tem raro momento de lucidez ao ver filho se formar aos 57 anos anos

"Em 10 minutos ele vai esquecer, mas a expressão de orgulho em seu rosto diz…

40 minutos ago

Homem diz que se recusa a levar babá do filho na primeira classe para férias em família

Um homem causou polêmica ao relatar que a babá de seu filho ameaçou pedir demissão…

2 dias ago

Bebê Rena: Psicólogas explicam por que Martha escrevia aquela frase no final das mensagens

Em 'Bebê Rena', Martha sempre termina as mensagens enviadas a Donny com a seguinte frase:…

2 dias ago

‘Uma pedra de gelo tem mais sentimento’, diz avó sobre neta envolvida na morte dos pais e do irmão

A avó materna de Anaflávia Gonçalves, responsável pela morte de seus próprios pais e irmão…

3 dias ago

Caso Tio Paulo: Justiça concede liberdade a mulher que foi presa após levar idoso morto ao banco

Erika de Souza Vieira Nunes, acusada de conduzir o corpo de seu tio falecido a…

3 dias ago

Série policial que estreou no top 10 da Netflix em 56 países é inspirada em assombroso caso real

A arte imita a vida: Esta série policial de apenas 6 episódios que foi descrita…

4 dias ago