Ser alguém de trato fácil abre portas

Em inglês são chamadas de easy going persons. Em português, a expressão pode ser traduzida como flexíveis, de trato fácil com as quais é cômodo se relacionar. Todos temos em mente alguém assim: dão bom dia com um sorriso sincero, se oferecem e ajudam, falam com tom e volume de voz moderado, são discretos e é bom estar com eles.

“Falo com todos da mesma forma, seja o lixeiro ou o presidente da universidade”

ALBERT EINSTEIN

Ser mais relaxado faz com que você aproveite mais. As relações que estabelecemos podem chegar a ser uma fonte de satisfação – ou todo o contrário. Você está diariamente em contato com outros, desde seu companheiro ou companheira aos filhos, passando pelos colegas de trabalho, as pessoas que te atendem em um guichê e o taxista que te leva ao seu destino. Por isso a importância de se ter ao redor pessoas de trato fácil e poder treinar para ser uma delas. É difícil ter uma vida para se orgulhar e ser feliz se não a aproveitar. E se as relações sociais são estressantes, sua vida também estará cheia de tensões.

Os homens e as mulheres agradáveis são pessoas com as quais é bom contar e compartilhar o tempo de ócio, se você pensa nelas na hora de planejar uma viagem, um churrasco ou tomar um café tranquilamente, e se transformam em um modelo de comportamento. Por quê? Porque sua presença faz com que você se sinta bem e relaxado.

É possível mudar nossa maneira de ser. Fuja do “eu sou assim” e treine os pontos que aparecem na continuação do texto. É impossível falhar em todos. Pode ser que precise trabalhar alguns. Não fique agoniado. As mudanças precisam do desejo de se renovar, planejá-las, agir, treiná-las através de repetição e ter paciência com elas. Interprete com benevolência. Se tem alguma dúvida da intenção de um comentário ou da ação de alguém, é melhor perguntar antes de decidir que o feito ou a fala foram para atingi-lo. Se pensa que os demais têm más intenções, não se dará conta do bem que podem fazer para você.

Expectativas positivas. O “pense negativo e acertará” só te leva a antecipar que as pessoas irão decepcioná-lo. Você decepciona os outros, não é confiável, é desonesto, mentiroso? Não, a maioria de nós somos pessoas de bem. Nos equivocamos e cometemos erros, mas não costumam ser com intenção. Eu acredito que esse ditado foi inventado pelo mesmo que diz que “o ladrão acredita que todos são como ele”. O que esperamos dos demais condiciona o tratamento que temos com eles. Se você espera coisas boas, será amável, sorrirá, dará tempo, se sentirá tranquilo, confiará. Mas também acontecerá o contrário. Se você espera que te decepcionem irá se fixar mais em detalhes negativos. É certo que alguém em algum momento de nossa vida será injusto conosco. Mas tirar conclusões de que todo mundo é igual é angustiante. Não é fácil se relacionar com pessoas desconfiadas porque nos fazem sentir desonestos.

PARA SABER MAIS

Livros

Como ganhar amigos e influenciar pessoas. Dale Carnegie (Elipse)

Filmes

O carteiro e o poeta. Michael Radford

Forrest Gump. Robert Zemeckis

Gandhi. Richard Attenborough

Procure se relacionar com pessoas de escala de valores parecida. Isso abre seu caminho e facilita suas relações. As pessoas parecidas são mais fáceis de lidar. As semelhanças permitem nos anteciparmos e estar em uma zona de conforto. Ter relações com clientes de outras culturas e de valores diferentes gera um esforço extra, porque o que é certo para você pode ser um absurdo para outros. Existem culturas nas quais os comerciantes não entendem o fato de você não pechinchar, e clientes que se sentem incomodados quanto precisam acertar o preço. Por isso, ser parecidos nos transforma em pessoas de trato fácil com esse grupo de pessoas.

Flexibilidade. Como é difícil manter uma relação tranquila com alguém teimoso e inflexível! A capacidade de adaptação é uma conduta inteligente e requer flexibilidade. Transigir não é uma fraqueza. Ceder é ter empatia e reconhecer que a opção do outro também é uma boa opção. Se fizer concessões, os demais também o farão. Mas se não é capaz de se adaptar aos planos dos demais e ficar ofuscado quando sua ideia não for a escolhida, ninguém irá querer contar com você porque será uma barreira para as prioridades da equipe ou de outra pessoa. A flexibilidade melhora muito a comunicação e facilita o entendimento.

Afabilidade. A afabilidade se encontra no volume, no tom, na expressão facial, nas palavras escolhidas e em seu olhar. As pessoas afáveis projetam um calor sincero. Sua expressão facial convida a devolver um olhar e sorriso iguais. Sua maneira relaxada de te pedir algo faz com que você se sinta valorizado e querido. A afabilidade é a melhor rival da agressividade e do trato seco.

Transparência. Guarde um ás na manga para os truques de magia, mas não para se relacionar com os demais. Fale, expresse como se sente, o que está acontecendo, quais são suas preocupações. E faça-o com naturalidade. As pessoas que falam de si mesmas com naturalidade nos parecem próximas. Pelo contrário, existem pessoas que parecem misteriosas e que esperam que os demais adivinhem como estão se sentindo. É gente que não nos deixa cômodos.

Deixe a seriedade para as emergências. Não é sinônimo de responsabilidade. Seja divertido e descontraído. Se relacionar com pessoas sérias às vezes é incômodo. Não provoca um ambiente relaxado e despreocupado no qual os demais se sintam com confiança para serem eles mesmos.

A flexibilidade melhora a comunicação e facilita o entendimento

Trabalhe sua expressão facial e seus gestos. O sorriso convida o outro a sorrir, e os demais pensam em você como uma pessoa acessível, relaxada e aberta a se relacionar. Sorrir é gratuito e abrirá muitas portas. Não olhe por cima do ombro, não levante o dedo acusador. A naturalidade na hora de se expressar de forma agradável precisa de treinamento. Se decidiu sorrir mais, o normal é que no começo seu gesto risonho não saia com toda a naturalidade do mundo. Mas tenha paciência.

Seja uma pessoa divertida e tenha bons momentos. Quanto mais aproveitar a vida e mais desenvolver seu senso de humor, terá maior satisfação e bem-estar. Não é atrativo nem agradável se relacionar com pessoas rancorosas, invejosas e vitimistas. Você pode realizar com mais diversão a mesma coisa que faz agora: coloque música, seja criativo, tire a seriedade da situação e lembre emoções positivas que o façam sentir-se vivo durante um momento de estresse. Existem muitas maneiras de mudar seu estado emocional. Não permita que as situações e outras pessoas te superem e te submerjam na apatia e na raiva. Modifique seu mundo e você irá se transformar.

Escute e preste atenção. Gostamos de nos relacionar com as pessoas que se interessam por nós e nos escutam. Faça com que os outros sintam-se bem sendo atencioso, reforçando as paixões do outro, valorizando seus progressos, elogiando detalhes, desde a roupa a sua última conquista profissional. Deixe a crítica e os conselhos não pedidos. A ideia é ter bons momentos, não dar lições a outras pessoas.

A forma como vê as pessoas é a forma como as trata, e a forma como as trata é no que você se transforma”

Pergunte e se interesse pelos outros. As pessoas gostam de falar delas mesmas e sentem-se confortáveis quando têm a oportunidade de contar suas mudanças, sua vida em casal, o futuro de seus filhos, interesses, o trabalho… Não seja o protagonista das conversas. Não precisa ter uma relação íntima com a pessoa para mostrar interesse.

Seja prestativo, não servil. Faça favores gratuitos, desses que têm a única finalidade de ajudar e contribuir com o bem-estar de outra pessoa. Não meça suas atitudes, aja em função de seu coração, valores e sentimentos. As pessoas prestativas se oferecem: “Posso ajudar em algo?” Não se trata de estar a serviço dos demais e perder nosso espaço. Mas também é preciso não pensar em nós mesmos de vez em quando para descobrir em que e como é possível contribuir e prestar ajuda. Busque o meio-termo para ter tempo para tudo.

Melhor ter paz do que ter razão. Que tranquilidade temos ao nos permitir não justificar tudo, não precisar argumentar as ideias para sentir-se compreendido, como é relaxante para qualquer troca de ideias, conversa à mesa e bate-papo! As pessoas que sempre querem ter razão são cansativas. Mostram com orgulho seus conhecimentos, argumentos e acreditam estar sempre com a razão. Não é agradável conversar com eles.

Seja discreto, sobretudo com a informação dos outros. Esse mundo de fofoca no qual muitos vivem a vida dos demais por não viver a sua, acabou por transformar o falar do outro em algo normal. A indiscrição e a imprudência afastam você das relações de confiança. Não fale da vida privada, assuntos e intimidades de ninguém, e ainda menos sem pedir permissão. Não espere que te digam “Não comente sobre isso”. Tenha o costume de não o fazer.

Um provérbio do livro Como ganhar amigos e Influenciar Pessoas, de Dale Carnegie, diz o seguinte: “Se quer tirar o mel, não espante a colmeia“. Esperamos ser bem tratados porque faz parte do respeito que merecemos e porque nos sentimos especiais. Mas esse desejo deve vir acompanhado de comportamentos recíprocos e bidirecionais.

TEXTO ORIGINAL DE EL PAÍS

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

16 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

17 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago