Não é nenhuma novidade que hoje em dia o uso da internet ultrapassa a função informativa, é também interativa. Sabemos que relações sociais e interpessoais também são “construídas” e pautadas através da internet e que este fenômeno apresenta seus prós e contras para a nossa sociedade.
Levando em conta estas mudanças, em 2012, o Conselho Federal de Psicologia brasileiro revogou a Resolução CFP Nº 12/2005 e aprovou a Resolução CFP Nº 11/2012 em que autoriza alguns serviços psicológicos realizados por meios tecnológicos de comunicação a distância.

Os serviços psicológicos online são pautados por uma política de privacidade e sigilo de informações, bem como pelo compromisso, seriedade e ética do profissional que a oferece, e devem estar de acordo com a Resolução 11/2012 e os critérios do Código de Ética do psicólogo.

Dentre os serviços ofertados, estão a orientação psicológica afetivo-sexual e o aconselhamento psicológico. Estas modalidades podem ser realizadas em até 20 sessões e se caracterizam por serem breves, pontuais e informativas, não substituindo a psicoterapia presencial. Para este fim, podem ser utilizados como instrumentos: E-mail, skype, MSN, chat ou videoconferência. Somente graduados em Psicologia com registro profissional e autorização do CFP podem realizar este procedimento. No site de atendimento deve conter o selo de autorização do CFP.

Entre outros serviços online estão também: Processos prévios de seleção de pessoal, aplicação de testes psicológicos informatizados por resolução pertinente, supervisão do trabalho de psicólogos (neste caso realizada de forma complementar à formação profissional presencial) e atendimento eventual de clientes que já estão em processo terapêutico mas de alguma forma, estão impossibilitados de comparecer à sessão psicológica.

A Psicoterapia online, diferente da orientação e aconselhamento que podem ser feitas online, se encontra ainda em fase de experimentação apenas para pesquisas que estejam devidamente cadastradas em órgãos competentes e que não tenham vínculos financeiros.

Para saber se o site que voce deseja realizar algum procedimento online é aprovado para realizar Serviços Psicológicos Online, consulte o seguinte endereço eletronico:

http://cadastrosite.cfp.org.br/cadastro/siteAprovado.cfm
Sendo assim, voce pode verificar se o site possui de fato um profissional da Psicologia, garantindo desta forma privacidade e sigilo de suas informações, tendo, portanto acesso a um serviço profissional de qualidade.

Soraya Rodrigues de Aragão

Psicóloga, Psicotraumatologista, Expert em Medicina Psicossomática e Psicologia da Saúde. Escritora e palestrante.Autora dos livros Fechamento de Ciclo e Renascimento, Supere desilusões amorosas e pertença a si mesmo, Liberte-se do Pânico e viva sem medo e Talita e o portal. Site: www.sorayapsicologa.com Email: contato@sorayapsicologa.com

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

20 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

21 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago