Psicologia

Sim, na minha casa há alvoroço e desordem, na minha casa há felicidade

Em todos os lares onde há crianças, vive aquela desordem sutil e aquele alvoroço mágico que reflete em essência a magia da felicidade e a cumplicidade de uma família. São casas onde o silêncio é proibido, onde o riso é livre e onde o espaço pertence a todos e a harmonia é respirada.

Estamos confiantes de que muitas mães e pais já ouviram em algum momento sobre o clássico pai que não gosta de desordem, que vive marcando regras firmes para que nada esteja fora de lugar.

Não devemos, portanto, cair nesses extremos. Assim como não é pedagógico ficar obcecado com a ordem extrema e com a contenção de expressões e emoções infantis, a desordem caótica, a preguiça, a falta de normas e a extrema permissividade também não são adequadas. A magia da paternidade e da educação está em equilíbrio, naquele ponto intermediário em que a Inteligência Emocional e a cumplicidade familiar são os remos reais do dia a dia.

Crianças e o distúrbio “controlado” em casa

A grande maioria dos pais sabe que há dias em que você não consegue alcançar tudo. Há momentos como este, em que o limite de exaustão é atingido e, no final, o importante é priorizado. Portanto, se em algum momento você decidiu deixar todos os potes sujos na cozinha para pegar seus filhos e ir à praia, ao parque ou para passar um momento de diversão longe de casa, isso não deve pesar na sua consciência.

O dia tem muitas horas, e ninguém tem que dizer nada para você se você combinar, entre seu parceiro e você, pode tudo, mesmo que signifique deixar a cozinha intocada e tudo em seu lugar. Tudo vai valer a pena se você voltar feliz, feliz por esse pequeno e mágico refúgio.

Transtorno pontual e nossas prioridades

Um quarto bagunçado, com brinquedos no carpete, lápis de cor no sofá e uma tenda indiana feita com gravetos e um lençol. A Mãe está fazendo um quebra-cabeça com uma das crianças. O Papai brinca com outra criança para se esconder, enquanto animais de estimação correm de graça para lá com tanto barulho. Que tipo de caos é esse?

“O melhor legado de um pai para seus filhos é um pouco do seu tempo a cada dia.” -Leon Battista Alberti

Não é o caos, é a vida, é a satisfação, é uma família unindo vínculos, curtindo um ao outro e conhecendo em essência quais são as prioridades: viver e ser feliz, independente da desordem localizada na sala, independente do que vem de fora.

Desordem e normas implícitas

Mamãe e papai toleram a desordem até certo ponto. Mamãe e papai sabem que o brincar está contempla uma equipe inteira de bonecas, jogos de lego, pinturas, fantasias e livros de histórias. Mas em casa existem regras que as crianças devem ter integrado muito cedo, aquelas que nos lembram que depois de brincar os brinquedos são recolhidos, que tudo o que fica no chão deve ser levado ao seu lugar.

É uma desordem pontual, controlada e permitida. É um espaço onde o riso é livre e onde, acima de tudo, procuramos algo muito específico: que as crianças sejam crianças e que gostam de brincar.

Minha desordem é meu universo pessoal, ninguém tem que criticar

Às vezes, quando muitos de nossos parentes nos visitam, nos encontramos com esse olhar: mas que desastre é esse?

Eles não sabem, talvez, naquela noite mal ter dormia, porque o bebê tinha cólicas, porque você tinha que ir a sala de emergência porque você vem com casa pressa para levar a criança para a creche, enquanto você chegava apenas a tempo para a reunião na trabalhar.

Sim, a casa está bagunçada. Sim, é meio-dia e você teria preferido preparar uma boa refeição para antes de impedir que o desastre sala fosse visto pela sua família, que parece inquieta pensando coisas como: “mãe ruim”.

Ninguém tem o direito de julgar você. Porque poucas coisas são tão privadas, íntimas e exclusivas quanto a dinâmica de uma casa. É onde a única coisa que procuramos é construir uma família feliz, mas no nosso próprio ritmo, com nosso estilo, nossas regras e nosso burburinho mágico.

Traduzido e adaptado por A Soma de Todos os Afetos, do site Eresmamá

Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

21 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

21 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago