COLABORADORES

Tempo: Este medicamento é indicado para o tratamento de grandes dores e perdas.

Já ouviu falar em remédio para dores emocionais? Não me refiro a antidepressivos ou calmantes. Falo sobre o tempo. Sua indicação é feita para o tratamento de pequenas ou fortes tristezas. Utilizado também na cicatrização de algumas feridas. Composição: dias, meses ou anos. Não apresenta contraindicações.

Durante o caminhar de nossa existência somos surpreendidos por eventos que nos agridem da mesma forma que um monstruoso corte em nossa pele faria. O amor que foi embora. A demissão do emprego pelo qual tanto batalhamos. O pai carinhoso que partiu para um novo mundo.

Uma viagem para ver o mar após o fim de um relacionamento. O colo da família para suportar a morte de um admirável herói. Um curso de fotografia para colocar em prática o velho sonho de infância. É certo que doses destes momentos ajudam a cicatrizar os estragos que nos acometem. Mas a medicina da vida nos presenteou com um dos melhores medicamentos para estes casos.

Pílulas, drágeas ou cápsulas nunca me agradaram. Prefiro chás para aliviar gripes e sensações de mal-estar. É resistência minha, eu sei. Não entendo muito bem de fármacos. Porém, afirmo com convicção: o melhor dos remédios é o tempo. A dosagem deve ser feita proporcionalmente ao tamanho do sofrimento. O tempo é analgésico. Causa alívio.

Não é uma fórmula que tem o poder de excluir as memórias que causam incomodo aos nossos pensamentos e sentimentos. Nem tão pouco tem como função fazer com que um indivíduo esqueça suas derrotas ou frustrações. Penso que “esquecer” é uma palavra forte demais para o vocabulário de qualquer pessoa. Nós, seres humanos, somos formados por lembranças. O tempo não você faz esquecer, faz ressignificar. O tempo não destrói, atribui um novo sentido. Modela a dor.

No início você pode negar o fato, sem mesmo perceber. Sua mente está planejando um almoço em família, o prato favorito em cima da mesa, seus irmãos estarão reunidos, você já consegue sentir o gosto da sobremesa e o som do violão de seu pai. Pausa para organização destes pensamentos. O sábio anfitrião não está mais presente.

Semanas ou meses depois a raiva vai ao seu encontro. O destino será amaldiçoado por fazer tantas crueldades em sua vida. Voltas e mais voltas nos ponteiros e você vai aceitar. Tudo bem, afinal era para ser assim, não? A psicologia chama todo este processo de elaboração do luto. Que também necessita de comprimidos do tempo para sua execução.

Mas assim como em qualquer outro medicamento, o tempo também possui reação adversa. Deste modo, eventos indesejados passam a ocorrer. É neste momento que os minutos passam a regredir. Velhos sintomas surgem novamente. Os ponteiros parecem estar contra você. E o relógio mostra que é hora de procurar terapia.

Larissa Rodrigues

“Acadêmica de Psicologia. Vivo para capturar a essência de sorrisos, pessoas e feridas que passam por mim, transformando momentos em palavras”.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

16 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

16 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago