Os relacionamentos possuem características próprias e passam por diferentes fases em sua trajetória. E a cultura prega uma falsa ideia de relacionamentos perfeitos, que tanto contribuem para a comparação e a insatisfação entre os casais. E nesse contexto a psicologia, através da Terapia de Casais, busca auxiliar as pessoas a construir relacionamentos saudáveis.

Estamos vivendo a cultura do prazer imediato. As redes sociais e a mídia contribuem para uma visão distorcida da vida alheia. E sempre ficamos com a sensação de “a grama do vizinho é sempre mais verde”. Porém, o que as redes sociais e a mídia não mostram é o lado “feio” da vida das pessoas. Tanto nossos amigos, reais ou virtuais, quanto os artistas, não expõe este lado. Então surge a cultura dos RELACIONAMENTOS PERFEITOS o tempo todo.

Graças às comparações de nossos relacionamentos com os mostrados pelos outros, pouco a pouco, surge um vazio em cada um de nós. E aquela reflexão: “Fulano e fulana são tão felizes” e meu relacionamento não  é bom quanto o deles. Mas, não é divulgado que relacionamento é construção. Pasmem, CONSTRUÇÃO! Isso mesmo. Dia após dia, no dia-a-dia, e instante a instante… Um fazer, ceder, perdoar e aceitar diário, pois somos seres humanos complexos, cheios de qualidades e defeitos.

A Psicologia, como ciência, busca auxiliar o indivíduo a ter uma melhor qualidade de vida. Seja ela através do autoconhecimento, melhoria nos relacionamentos interpessoais, entre outros. Ao procurar uma terapia de casal, espera-se que o profissional resolva os problemas daquele casal. Ledo engano. O profissional não irá resolver NADA. O psicólogo não é Deus, tampouco um guru do amor. Mas ele pode, sim, ajudar. Como? Auxiliando o casal a ter uma melhor compreensão do relacionamento e da responsabilidade de cada um no fracasso e sucesso do mesmo.

Então, por quê procurar ajuda psicológica para o casal? Porque, muitas vezes, ao passar por uma crise no relacionamento, a comunicação entre o casal fica difícil e, às vezes, até inexistente. E surgem as famosas queixas como: “ele(a) não me escuta”, “nada do que eu falo é importante para ela(e)”, “ela(e) só ouve o que quer”, “já desisti, entre nós dois não existe mais diálogo” e “ela(e) não fala nada… só briga… só grita…, não tenho mais paciência, desisti”. E o psicólogo entra fazendo o papel de mediador, em um primeiro momento (no momento mais crítico) e num segundo momento, vai auxiliar aquele casal a se relacionar de forma assertiva e saudável. E ao final da terapia é esperado que aquele casal saia com recursos psicológicos e emocionais para decidir o que é melhor para ambos.

E engana-se quem pensa que o Psicólogo é um “salvador de relacionamentos”. Ele apenas auxilia as pessoas a se desenvolverem, de modo que, o sofrimento dê lugar a um relacionamento saudável: juntos ou separados. Muitas vezes, estar junto não é o melhor para aquele casal. E inconscientemente, ambos já sabem que precisam seguir em frente e falta, apenas, a consciência de que é mais saudável assumir que aquela relação chegou ao fim.

A vida é dinâmica e cíclica. Um ciclo termina e outro ciclo começa. Nunca estamos prontos e com tudo finalizado. Estamos num eterno desenvolver. E isso é muito bom, porque sempre podemos começar, recomeçar, manter, construir, desconstruir, fazer, refazer e sempre buscando a felicidade e plenitude na nossa vida. A felicidade não consiste no fim, no objetivo alcançado, mas sim na busca. E o amor é muito bom quando acontece de forma construtiva e saudável.

Juliana Alves

Bacharel em Direito,PUC-GO e Graduanda do 10º Período de Psicologia, IESB-DF. Escritora na área de Psicologia, Psicanálise e Psicopedagogia. Pós Graduada em Gestão Estratégica em Instituições Públicas e Psicopedagogia.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

14 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

15 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago