Verdade ou mentira; A vida sexual do homem acaba na velhice?

No imaginário social, muitos acreditam que a vida sexual do homem, acaba quando chega à terceira idade, será que essa afirmativa está correta? 

É claro que Não! A atividade sexual regularmente, só possibilita benefícios, sejam eles à saúde física e mental do homem, independente da sua idade. É sabido que, a perda do interesse sexual não possui relação com a idade, mas sim com a saúde física, sexual e emocional/psíquica do homem.

Estudos afirmam que: o homem que cuida bem da sua saúde possui maior qualidade de vida, inclusive sexual. Sendo assim, enfrenta melhor o processo de envelhecimento. Portanto, fazer exercícios físicos, manter uma boa alimentação, beber boa quantidade de água e ingerir liquidos saudáveis durante o dia, são possibilitadores de uma melhor qualidade de vida.

Até aqui ficou claro, que envelhecer não significa o fim da atividade sexual?

O autoconhecimento é muito importante, pois o homem que conhece o seu corpo e seus limites saberá aproveitar a vida sexual em todas as fases da vida. Com a maturidade adquirida no decorrer da vida e com as suas experiências sexuais, o homem aprende a lidar com o seu corpo, com a sua sexualidade, criando a sua performance, o que acarretará no melhor aproveitamento do seu tempo de ereção e com isso, é fundamental que compreenda, que a relação sexual não deve ser reduzida a apenas ao encontro das genitálias, ou seja, a expressão sexual, vai para além da ereção e da penetração. A relação sexual vai desde as questões afetivas e emocionais envolvidas ao contato físico propriamente dito.

Cabe ressaltar que não são apenas os cuidados com o corpo/organismos que poderão possibilitar qualidade de vida. Insta destacar que: cuidar das questões afetivas e emocionais, são tão importantes, quanto as colocadas anteriormente, portanto,  faz se necessário manter bons relacionamentos familiares e afetivos, criar momentos de lazer e prazerosos, evitar o uso de substâncias psicoativas como fumo, abuso de álcool e/ou outras drogas.

O corpo envelhecido conserva gostos, sabores e encantos que precisa ser descobertos e aproveitados, sem contrapor ou submeter a juízos de valores que geralmente são negativos e desastrosos. Nessa fase, a descoberta se dar por meio das brincadeiras, risos, toques… …muitos toques e diversas outras formas. É importante deixar a imaginação e a criatividade fluir, lembrando sempre de respeitar os limites da parceria.

A falta de informação, faz com que muitos mesmo com idades menores, utilizam de forma errônea e exacerbada a terapêutica medicamentosa, todavia, para alguns as reações adversas pode ser irreversíveis ou fatais, portanto, faz se necessário o acompanhamento médico para a prescrição.

Como dito anteriormente, a perda do interesse sexual, não possui relação com a idade, mas sim com a saúde física, sexual e emocional/psíquica do homem. Sendo assim, ter uma boa saúde emocional/psíquica, contribuirá muito para seu desempenho sexual. Conhecer-se a si mesmo, compreender a sua história e aceitar que tudo o que passa em sua vida, diretamente está ligada a todas as fases da vida, fará com que você saiba lidar de maneira positiva, buscando estratégias para superação e respeito por seus limites.

Não se intimide, busque ajuda, tire suas dúvidas… Procure um Psicólogo (a) Terapeuta Sexual, que irá lhe ajudar a no autoconhecimento e buscará junto a você, estratégias para ganhar muita qualidade de vida como um todo.

Juliano Coimbra dos Santos

Psicólogo, Especialista em Sexualidade Humana, Especialista em Gestão Empresarial e de Recursos Humanos, Graduado no Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos. Atua como Psicólogo Clínico, Sexólogo e como Psicólogo na Execução da Medida de Internação Socioeducativa no Instituto de Atendimento Socioeducativo do Estado do Espírito Santo – IASES. Diretor da JCSPSIC – Treinamento & Desenvolvimento Humano e atua como Professor do Centro de Pós Graduações – CESAP.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

24 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago