Ele (ou ela) decide ir embora, entrega as cópias da chave, leva as roupas, esquece algumas coisas sem importância pela casa, inclusive você. A dor aparece, o relógio não colabora… Hora de ver um filme!

1-DIVÓRCIO DELE, DIVÓRCIO DELA: Martin (Richard Burton) e Jane (Elizabeth Taylor) estiveram casados durante 18 anos. O ponto de vista dos dois com relação ao casamento fadado ao fracasso é mostrado dos dois lados. A primeira parte dedica-se ao que o marido pensa, e a segunda, ao ponto de vista dela.

2- DESCASADA: Conta a história de Molly Kagan (Debra Messing), uma mulher que usa o humor e todo o seu charme para retornar sua vida após o divórcio de um poderoso magnata de Hollywood, que a trocou por uma mulher mais jovem.

3- A GUERRA DOS ROSES: Ainda jovens, quando se conheceram a paixão foi fulminante e avassaladora. Oliver e Barbara se casaram no momento seguinte. O passar do tempo deixou a relação fria, até que eles iniciaram uma verdadeira guerra pelo divórcio.

4- A LULA E A BALEIA: Bernard Berkman (Jeff Daniels) já foi um romancista de grande sucesso, sendo que sua esposa Joan (Laura Linney) começa a despontar na área. Tanto Bernard quanto Joan já desistiram de seu casamento, com ambos deixando seus filhos, Walt (Jesse Eisenberg) e Frank (Owen Kline), à própria sorte. Para Walt esta situação serve como aprendizado e amadurecimento, mas para Frank trata-se de uma transição complicada pela qual será obrigado a passar.

5- NÃO É VOCÊ, SOU EU: Aos 30 anos, o cirurgião Javier (Diego Peretti) não consegue deixar de ser um adolescente tardio. Ele resolve tentar a vida nos EUA ao lado da namorada, que viaja antes dele para acertar as coisas. Após ser traído por ela, Javier fica sem onde morar e volta à casa onde passou sua infância. Enquanto isso, passa a frequentar sessões de terapia para tentar levar a vida adulta com plenitude e esquecer a ex-namorada.

6- AOS OLHOS DE UMA MULHER: Após seu marido desaparecer misteriosamente, Lucia (Cecilia Roth) descobre que sua vida era bem diferente do que a imaginava ser. Decidida a encontrar o marido, ela parte em uma busca onde contará com o apoio de dois novos amigos: o jovem Adrián (Kuno Becker) e o veterano Félix (Carlos Álvarez-Novoa). Juntos eles se tornam grandes amigos, enquanto que Lucia redescobre um mundo o qual havia deixado para trás.

7- 500 DIAS COM ELA: Quando Tom, azarado escritor de cartões comemorativos e românticos sem esperanças, fica sem rumo depois de levar um fora da namorada Summer, ele volta a vários momentos dos 500 dias que passaram juntos para tentar entender o que deu errado. Suas reflexões acabam levando-o a redescobrir suas verdadeiras paixões na vida.

8- BRILHO ETERNO DE UMA MENTE SEM LEMBRANÇAS: Ao descobrir que sua ex-namorada se submeteu a um tratamento experimental para apagá-lo de suas lembranças, Joel decide passar pelo mesmo processo. Porém, durante a experiência, ele percebe que não quer esquecê-la.

9- SEPARADOS PELO CASAMENTO: Brooke (Jennifer Aniston) e Gary (Vince Vaughn) estão juntos há dois anos e moram no mesmo apartamento. A vida a dois já não tem a mesma paixão do início e os detalhes da rotina fazem com que eles terminem o relacionamento. Entretanto há um problema: nenhum deles aceita deixar o apartamento que vive, o que faz com que continuem morando juntos. Inicialmente eles tentam viver pacificamente, mas logo descobrem que a melhor saída é tornar a vida do outro um inferno, de forma que saia do apartamento o mais rapidamente possível.

10- APENAS O FIM: Garota resolve abandonar o namorado e fugir para lugar desconhecido. Antes de partir, ela decide encontrá-lo, mas eles têm apenas uma hora para fazer um balanço bem humorado de suas vidas.

11- AMOR AOS PEDAÇOS: Uma jornalista de revista feminina ao escrever um artigo sobre relacionamentos relembra a dificuldade que sempre teve com romances, desde criança, mas principalmente com o complicado namoro com Adam, um artista plástico.

12- ALTA FIDELIDADE: Rob Gordon (John Cusack) é o dono de uma loja de música à beira da falência, que apenas vende discos em vinil. Azarado no amor e ao mesmo tempo uma enciclopédia ambulante sobre música, os caminhos da vida terminam por levá-lo a analisar suas escolhas e prioridades, fazendo com que alcance a maioridade.

13- RESSACA DE AMOR: Peter (Segel) fica arrasado com o fim de seu namoro com a estrela de TV Sarah (Bell) e, para tentar esquecer a tristeza, decide tirar umas férias no Havaí. Mas quando ele chega lá descobre que a ex está hospedada no mesmo hotel que ele. Para piorar, ela levou junto o novo namorado.

14- COMO ESQUECER: Júlia (Ana Paula Arosio) é uma professora de literatura inglesa, 35 anos, que luta para reconstruir sua vida depois de viver uma intensa e duradoura relação amorosa com Antônia. Em meio a uma série de conflitos internos e diante da necessária readaptação para uma nova vida, não disfarça sua dor enquanto narra suas emoções.

15- SOB O SOL DA TOSCANA: Frances Mayes (Diane Lane) é uma escritora que leva uma vida feliz em San Francisco, até que se divorcia de seu marido. Triste e deprimida, ela decide mudar radicalmente de vida e compra uma chácara na Toscana, para descansar e poder terminar em paz seu novo texto. Porém enquanto ela cuida da reforma de sua nova casa acaba conhecendo um novo homem, que reacende sua paixão.

Teresa Gouvea

Psicóloga Clinica Especialista em Família pela PUC SP, especialista em Luto pelo 4 Estações Instituto de Psicologia SP.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

1 dia ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 dia ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

2 dias ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

2 dias ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

3 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

3 dias ago