Os 8 tipos de “Chefe” e a lição primordial que você aprende com eles!

É fato que cada ser humano é único e dotado de uma personalidade única. O mesmo também é visto no ambiente de trabalho em relação ao “chefe”. Cada ser humano leva consigo seus valores, crenças, experiências, pensamentos e cultura. Uma pesquisa da “vagas.com” identificou oito tipos de chefe; sendo eles Bipolar, Visionário/Ousado, Detalhista/Perfeccionista, Agressivo/Autoritário, Enrolador, Paz e Amor, O Amigo e por fim o Inseguro.

Cada perfil traz consigo sua singularidade, o bipolar é aquele que tem transtornos de humor, em determinados momentos ele é o seu melhor amigo em outros ele pode acabar com você. O visionário/ousado é um líder nato, que se preocupa com as pessoas, cresce e luta junto com elas, reconhece esforços e é exigente. O detalhista/perfeccionista o próprio nome já diz, quer que o trabalho seja impecável, sendo metódico e passando a imagem de que tudo que você faz não esta bom.

O chefe agressivo/ autoritário é o típico chefe mal-humorado, que vive na fúria, que impõe autoridade gritando com a equipe. O enrolador, não gosta de trabalhar, deixa tudo na mão da equipe, e quando a mesma vence ele é que fica com a glória do projeto. O chefe paz e amor não confronta ninguém, evita conflitos, porém não impõe sua posição perdendo o controle da equipe. O amigo se preocupa em criar um ambiente agradável, interage com os colegas estando além do lado profissional. E por fim o inseguro, tem medo de novas ideias, e sempre quer refazer os projetos por conta da insegurança.

O fato importante da pesquisa é, estamos falando de comportamento, alguns herdados de outras experiências, de crenças, de cultura e de pensamentos, sim pensamentos que controlam as nossas ações. O que ganha o chefe bipolar? Sua mudança de humor esta relacionada ao que? Pensamentos que rodeiam nossas mentes é que são responsáveis por nossas ações. O que ganha o chefe inseguro? O que ele pensa?

Porque o chefe autoritário? Quais experiências ele já viveu que dizem que ser rígido 24 horas por dia o levará ao sucesso? Ser amigo a todo momento não dá condições ao chefe de cobrar algo, afinal ele é nosso amigo. Ser chefe é diferente de ser líder, pois o líder controla seus pensamentos e ações. Ele sabe dosar qual personalidade utilizar para determinada demanda. Contudo o Líder perfeito não existe afinal ele é um ser humano como todos nós e necessita de orientação, supervisão e ensinamentos.

Aprender novos modos de gestão e aplicá-los na organização, requer do líder um autoconhecimento de si próprio, pois, com o autoconhecimento ele tem maiores propriedades para elaborar seus planos de ação. Desenvolver visão estratégica para sanar possíveis conflitos, e saber a hora certa de agir requer treino, estudo, experiências e alta capacidade de gestão de pessoas. É primordial gostar de pessoas, e tratá-las como seres humanos e não máquinas.

Não existe perfil perfeito, não existe líder perfeito, a grande diferença é o quanto disposto você Líder esta para mudar a si próprio, e depois sua equipe e por fim seu ambiente de trabalho. Mudança gera desconforto e exige de nós flexibilidade, para se adaptar. Se você é um líder, pense da seguinte forma, o que eu ganho quando mudo meus pensamentos? Como ficará minhas ações? Que imagem estarei passando a minha equipe?

Lembre-se quando você muda positivamente, sua imagem também muda, e consequentemente as relações também. Pois quando você passa pelo processo de mudança, toma consciência de suas forças e fraquezas, ganhando um norte para o que deve ser melhorado, no final das contas quem ganha é você!

Gabriela Cecarechi

Gabriela Cecarechi é Psicóloga Organizacional e do Trabalho e Coach.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

12 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

12 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago