Jackson César Buonocore

“Toda mentira é um veneno; não há mentiras inofensivas…”

O termo mentira vem do Latim mentior, que significa faltar à palavra dada, fingir, imitar e dizer falsamente. A origem dessa expressão é adequada à nossa época das fake news, pois o conceito atual de mentira é o ato de enganar ou ludibriar, isto é, emitir afirmações falsas que foram ditas por alguém, esperando que os ouvintes acreditem nos seus dizeres.

A psicanálise explica que na maioria das vezes o hábito de mentir é um mecanismo de defesa inconsciente, visto que alguns sujeitos possuem um profundo vazio existencial que preferem correr o risco de serem descobertos, do que sentirem-se rejeitados por falar a verdade.

Além disso, crianças e adolescentes que cresceram em um ambiente tomado por mentiras têm a tendência de repeti-las na fase adulta, uma que vez que a mentira é uma conduta aprendida por imitação. Mas, para que isso não ocorra, os pais devem educar seus filhos sobre as consequências que as mentiras podem causar, e que é uma questão de decência optar pela franqueza.

Ademais, existe a mitomania que é um distúrbio de personalidade, em que as criaturas mentem de forma compulsiva, com o objetivo de prejudicar os outros, sem nunca mostrar vergonha quando as mentiras são desmascaradas. E existem as mentiras conscientes que deterioram as relações amorosas, familiares, profissionais, etc., enervando a convivência entre as pessoas.

Porém, temos indivíduos mentirosos não mitômanos que, mesmo assim, contam inverdades diplomáticas, insinceridades políticas e todos os tipos de mentiras, que ao ouvi-las me lembro de George Orwell, que fez suas profecias no livro “1984”, de um futuro cheio de mentiras oficializadas e de mecanismos de vigilância.

Hoje, vivemos a era da “pós-verdade”, ou melhor, da “velha mentira” que consiste na difusão de notícias falsas e ideias distorcidas, com uma rapidez vertiginosa que amplifica os boatos, através de tecnologias que manipulam documentos, textos, imagens e áudios, em qualquer lugar do mundo.

Apesar disso, mentir sempre foi contra os padrões morais das tradições religiosas. A propósito, Jesus disse que a mentira não vem de Deus e se declarou como o “caminho da verdade e da vida”, bem como Buda alertou: “Uma mentira pode salvar seu presente, mas condena seu futuro.” E nas escolas filosóficas, por exemplo: Aristóteles, Santo Agostinho e Kant condenavam a mentira.

Para os mitômanos existe ajuda terapêutica, mas para os mentirosos da pós-modernidade é salutar dizer que as mentiras têm suas horas contadas, porque tudo é conferível, portanto, não é tão fácil mentir o tempo inteiro nos dias atuais, já que temos à nossa disposição instrumentos capazes de desqualificar as mentiras, em todas as situações da vida.

Então, é “papo furado” dizer que uma mentirinha não afeta ninguém. É como bem afirmou: Leon Tolstói, o genial escritor russo: “Toda mentira é um veneno; não há mentiras inofensivas. Só a verdade é segura. Só a verdade me dá consolo. É o único diamante inquebrável.”

***

Jackson César Buonocore é sociólogo e psicanalista

Imagem de analogicus por Pixabay

Jackson César Buonocore

Jackson César Buonocore Sociólogo e Psicanalista

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

17 horas ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

18 horas ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

1 dia ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

1 dia ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago