Stress, tenha-o com moderação

Stress emocional em excesso pode produzir doenças físicas, tais como hipertensão arterial, úlceras ou mesmo doenças do coração. Reconhecer os primeiros sinais de tensão e então fazer algo a respeito pode significar uma importante diferença na sua qualidade de vida.

Reagindo ao stress: 

O stress nos acompanha quase todo tempo. O stress adiciona sabor, desafio e oportunidade à vida. Sem stress a vida seria monótona e sem atrativos. Entretanto, stress em demasia pode afetar gravemente o seu bem-estar físico e mental.

Um grande desafio neste estressante mundo atual é fazer o stress em sua vida trabalhar a seu favor e não contra você.

Para usar o stress de forma positiva e evitar que ele se torne angústia, você deve se tornar consciente de suas próprias reações aos eventos estressantes.

Ajudando a si próprio

Quando o stress de fato ocorre, é importante reconhecê-lo e saber lidar com ele. Quando começar a compreender como o stress o afeta você desenvolverá suas próprias ideias de como avaliar a tensão.

  1. Reconheça seus limites: se você estiver diante de um problema além de seu controle e que não pode ser modificado no momento, não lute contra ele. Aprenda a aceitá-lo –por enquanto– até chegar o momento em que possa resolvê-lo.
  2. Compartilhe seu stress: conversar com alguém sobre seus problemas e preocupações ajuda você a ver seu problema sob um ângulo diferente. Contudo, se você acha que seu problema é grave, é melhor procurar a ajuda profissional de um psicólogo. Saber quando procurar este tipo de ajuda pode evitar problemas mais graves no futuro.
  3. Procure praticar atividade física:  exercícios ajudam a reduzir a pressão. Correr, caminhar, praticar algum esporte, ou mesmo trabalhar no jardim são exemplos de atividades adequadas para isso.  O exercício físico alivia a sensação de “opressão” e ajuda a relaxar.
  4. Cuide-se:  repouse o suficiente e alimente-se bem. Se ficar tenso e irritável por dormir pouco, ou se não se alimentar corretamente, você terá menor capacidade de lidar com situações estressantes.
  5. Reserve tempo para distrair-se:  Programe tempo para o trabalho e para a recreação. O lazer pode ser tão importante para seu bem-estar como o trabalho. Você necessita de distrações na sua rotina para relaxar e evitar o stress.
  6. Organize suas atividades:  Tentar fazer tudo ao mesmo tempo pode ser estressante e, como resultado, você acaba não conseguindo fazer nada. Ao invés disto, organize uma lista de tarefas e dê prioridades às mais importantes.
  7. Controle seu criticismo: Geralmente por nossas necessidades e imperfeições esperamos muito dos outros e aí nos sentimos frustrados ou desapontados quando não correspondem às nossas expectativas.
Angelica Neris

Olá, sou psicóloga e professora de língua espanhola. Trabalho como psicoterapeuta de casais, famílias, indivíduos e grupos, além da psicoterapia atuo em projetos de saúde laboral, psicologia do esporte e do exercício e orientação profissional.

Recent Posts

Filme de suspense que recebeu uma enxurrada de prêmios é uma das boas opções da Netflix

Um intrincado suspense psicológico que trata de temas muito profundos ao mesmo tempo em que…

48 minutos ago

Billie Eilish desabafa sobre problemas com saúde mental: “Nunca fui uma pessoa feliz”

A cantora norte-americana de 22 anos contou que sempre sofreu com a depressão e que,…

1 hora ago

Quem era a psicóloga que foi morta dentro do próprio consultório no interior do RN

A psicóloga Fabiana Fernandes Maia Veras, de 42 anos, foi morta dentro do próprio consultório…

16 horas ago

Para ver na Netflix: A mais perfeita adaptação cinematográfica de um romance de Jane Austen

Um filme que aquece o coração e permanece na memória por muito tempo depois dos…

18 horas ago

Meu ex-marido se casou com minha ex-terapeuta

A advogada Ana Serafim, de 46 anos, viralizou nas redes sociais ao compartilhar um vídeo…

2 dias ago

Psicóloga é encontrada sem vida em clínica; suspeito pelo crime é ex-marido de paciente da vítima

De acordo com informações da Polícia Civil, o suspeito se aproximou da psicóloga para conseguir…

2 dias ago