A maneira mais fácil de consertar o comportamento financeiro das pessoas envolve economias. Se você conseguir fazê-las de forma automática, provavelmente será a melhor atitude para garantir que terá o suficiente para estudos, saúde, emergências e aposentadoria.

Os indivíduos mais confiantes em assuntos financeiros possuem comportamentos sutis, que os tornam mais propensos a serem bem-sucedidos.

Veja 5 atitudes importantes para alcançar o sucesso:

1. Viva de acordo com as suas possibilidades

Você não conseguirá economizar muito se o que você gasta está fora de controle. Ter um plano automático de economias pode ajudá-lo a redirecionar um dinheiro que, se não fosse por isso, você gastaria.

Mas saber quanto dinheiro está entrando todo mês, depois de descontar impostos, seguros e outras despesas, é o primeiro passo para este processo. Registre o custo de itens essenciais e escolha no que deseja gastar. Pague suas contas mensais com o dinheiro que você tem, não com cartão de crédito ou o dinheiro que tem guardado.

2. Administre seu orçamento mensalmente

As pessoas que fazem planejamentos e orçamentos são muito melhores do que as que não fazem. Questione-se sobre de onde partem suas maiores despesas e se você precisa economizar para eletrodomésticos, manutenção da casa ou estudos. Estabeleça os objetivos das suas economias para priorizar o que precisa e evitar empréstimos.

3. Controle o tempo

Confira sua renda e despesas mensalmente. Pergunte-se se você pode cortar excessos. Depois, reserve um tempo para monitorar seus investimentos. No caso deles, você deve ter um objetivo: juntar determinado montante em um tempo pré-estabelecido. Analise se você está no caminho certo e se precisa economizar mais.

4. Esteja preparado para lidar com seus consultores

Talvez você tenha que se desfazer de seus consultores. Se eles estiverem valendo a pena, mantenha-os por perto. Mas tenha em mente que despesas altas com eles podem te prejudicar. Fazer uma boa gestão do seu dinheiro é mais do que se sentir bem em relação a um consultor. O que importa são os números.

5. Seja confiante

Planejar e economizar são coisas que funcionam. Esses conceitos não são glamourosos, mas se você utilizá-los, vai se sentir melhor para alcançar seus objetivos.

Imagem de capa: Shutterstock/Watchara Ritjan

TEXTO ORIGINAL DE FORBES

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS