Levamos um estilo de vida imposto que nos leva a não sermos conscientes de desfrutar o agora. Ficamos o tempo todo presos ao passado e preocupados com o futuro.

Porém, há certas coisas que são negligenciadas por você, das quais você pode se arrepender mais cedo ou mais tarde. Hoje você não dá a elas a importância que merecem, mas o fará mais tarde. Você crê não ser necessário preocupar-se com isso, e que um dia dará a atenção necessária.

Mas, o que aconteceria se o dia de amanhã não chegasse?

1. Não descuide de seus relacionamentos

Você está tão cheio de trabalho e coisas para fazer que posterga os encontros e reuniões com seus amigos que lhe fazem sentir tão bem. Considera que deve dar prioridade às suas responsabilidades.

No entanto, descuidar de seus amigos  fará a relação esfriar, e quando quiser recuperá-la, talvez já seja tarde demais. Seu círculo social foi reduzido ao longo dos anos porque você permitiu. No dia de amanhã você se dará conta de que essas amizades tão sinceras já não estão ao seu lado.

O mesmo ocorre nas relações de casais quando acreditamos que não vale a pena lutar para salvar a relação em meio a situações terríveis, já que a fila anda. Entretanto, dar-se por vencido pode fazer com que você se arrependa amanhã, ao ver sob perspectiva aquilo que havia deixado escapar por preguiça.

Antes de jogar a toalha, faça tudo que for possível. Às vezes não está em nossas mãos que uma relação siga adiante, pois para isso são necessárias quatro mãos. Mas, ainda assim, você se sentirá melhor e mais satisfeito se fizer todo o possível por ela.

2. Viver para trabalhar, trabalhar para viver

Descuidar de seus relacionamentos, sua família, sacrificar seu tempo livre e de lazer para se dedicar ao trabalho é um grave erro. Ao final, você se encontrará em uma constante espiral de estresse.

É muito importante se desligar e ter tempo para si mesmo. Dar-se a oportunidade de relaxar e de deixar de pensar no trabalho por algumas horas ou alguns dias. Há muitas pessoas que não sabem diferenciar entre viver para trabalhar ou trabalhar para viver. Estes dois elementos devem estar em equilíbrio.

Você não precisa estar todos os dias enfiado no escritório, deixando que este absorva a sua vida pessoal.

Não se sobrecarregue. Você se arrependerá se não aprender a desfrutar a vida a partir de hoje.

3. Enfrente o medo

O que você quer fazer? Aonde você quer chegar? O medo não nos permite alcançar as metas que propusemos a nós mesmos e nos leva a dar passos para trás. É hora de ver o medo de outra forma. Como um desafio que você deve enfrentar para sair vitorioso.

Se você se deixar vencer constantemente por ele, o que você ganha com isso? Você se arrependerá no futuro porque perceberá que não valia a pena submeter-se aos temores que corroíam a sua mente.

4. Esqueça a vergonha, diga o que sente

Temos muita vergonha de dizer o que sentimos de verdade às pessoas que amamos. Pensamos no que podem pensar ou em como reagirão, e isso nos freia.

Muitas vezes sentimos uma necessidade de reprimir e tentar aplacar o conjunto de pensamentos negativos que se refugiam em nós. Mas, alguma vez você se arrependeu de não ter dito “eu te amo” a uma pessoa querida?

Ver a situação alguns anos depois gera outro tipo de perspectiva. Uma mais realista, que dá menos importância a todas essas preocupações que existiam antes. Você não tem nada a perder quando abre o seu coração e diz o que sente de verdade.

Nunca se sabe como reagirá a outra pessoa. Possivelmente, você se surpreenderá…

5. Cuide da sua saúde

Hoje você é jovem, logo os excessos não são preocupantes. Comida de fast food, álcool, falta de exercício… O que isso importa agora? Apesar de manter-se visivelmente saudável, à medida em que o tempo passar tudo isso que você faz mostrará suas consequências.

Pense que seu corpo é como a pele: ele tem memória.

Se você não cuidar de si mesmo agora, quando o fará? Amanhã? No ano que vem? As metas só fazem sentido se forem realizadas desde já, no presente. Se não, terminarão se convertendo em um desejo frustrado.

Os anos passam rápido, e quando menos esperar, você estará se lamentando por tudo aquilo em que sua força de vontade falhou. O agora é o que importa. Você se arrependerá no futuro por tudo que postergou hoje.

Imagem de capa: Shutterstock/puhhha

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS