5 dicas (cientificamente comprovadas) para se sentir mais confiante

Por Humberto Abdo

Manter a segurança no trabalho e na vida pessoal sempre exige algum esforço e a tarefa pode parecer bastante difícil em certas ocasiões. Mas a confiança, apesar do que muitos acreditam, é algo que pode ser conquistado e reforçado com pequenas atitudes, praticadas em diversos momentos: pouco antes de uma importante entrevista de emprego ou quando estiver se sentindo pouco otimista sobre algum desafio, por exemplo.

Separamos cinco dicas para melhorar a autoconfiança sempre que precisar:

1 – Relembre momentos de confiança
A nota 10 em um trabalho da faculdade, o discurso feito na formatura ou aquela entrevista de emprego que deu certo: segundo um estudo publicado no periódico Journal of Experimental Social Psychology, relembrar os momentos em que você esteve verdadeiramente confiante pode ajudá-lo a se sentir mais determinado e, como resultado, mais confiante.

2 – Aprenda um novo idioma
Estudar outra língua ou praticar atividades que melhoram as habilidades cognitivas pode aumentar sua satisfação pessoal, segundo estudo publicado pelo Departamento de Negócios, Inovação e Competências do Reino Unido. A pesquisa afirma que aulas de arte ou idiomas, por exemplo, diminuem as chances de ficarmos deprimidos, o que consequentemente impulsiona a autoconfiança e ajuda a aumentar as aspirações pessoais.

3 – Analise seu guarda-roupa
A ideia de estar “vestido para o sucesso” parece ter algum sentido: pesquisadores da Universidade Northwestern, nos Estados Unidos, descobriram, em um experimento, que voluntários vestidos com um jaleco branco de médico — peça de roupa associada a qualidades como inteligência e proteção — demonstram melhor desempenho em diversos testes. O estudo sugere que aquilo que você veste pode afetar diretamente seu nível de segurança e confiança durante atividades profissionais.

4 – Inspire-se em sua celebridade favorita
No lugar de se sentir inadequado ao observar a beleza e talento de algum famoso, o exercício de relacionar essas características consigo mesmo pode ajudar a construir mais confiança. Um estudo publicado na revista Personal Relationships mostrou que, quando pessoas com baixa autoestima descrevem qualidades positivas que enxergam em suas celebridades favoritas do mesmo sexo e nelas mesmas, é comum se sentirem mais confiantes para desenvolver melhor algum atributo pessoal.

5 – Corrija a postura
A postura correta é marca registrada da confiança e pesquisas também comprovam isso: um estudo publicado pelo periódico Psychological Science afirma que manter uma postura ereta e “expansiva” faz com que você se sinta automaticamente mais seguro. Em uma palestra do TED Talks, a psicóloga Amy Cuddy também explica que, ao corrigir sua postura, os níveis de testosterona tendem a subir e os de cortisol — associado ao estresse — diminuem. Para promover essa mudança, Cuddy sugere manter uma pose tipicamente confiante por dois minutos pouco antes de passar, por exemplo, por uma importante entrevista de emprego.

Imagem de capa: Shutterstock/Rawpixel.com

TEXTO ORIGINAL DE REVISTA GALILEU






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.