5 dicas para NÃO tornar seu filho um narcisista

Por Tales Luciano Duarte

Narcisismo infantil é um problema que está crescendo cada dia mais nessas épocas de selfies.

Um estudo da Universidade de Amsterdã foi observado o início de um comportamento narcisista é fazer as crianças acreditarem que são melhores que os outros.

Todos os pais pensam que seu filho é especial. E de certa forma, eles estão certos, porque todos e cada um de nós é, pessoas únicas muito especiais. No entanto, constantemente dizer a uma criança que ela é  muito especial pode ter efeitos adversos e começar a semear as sementes do narcisismo.

Claro, deve ser esclarecido que todos nós temos uma pequena dose de narcisismo. Na verdade, não é uma coisa ruim, mas é até bom para a nossa auto-estima. No entanto, quando o narcisismo é alto, torna-se um problema, pois leva a uma auto-estima artificialmente elevada e se torna uma barreira para as relações interpessoais. E ninguém quer estar com um narcisista, alguém que sempre se coloca sobre as necessidades dos outros e espera que os outros idolatrá-o. Portanto, a pior coisa que podemos fazer com uma criança é semear o narcisismo.

Este é o primeiro estudo que acompanhou as crianças ao longo do tempo para avaliar como se desenvolve o padrão narcisista. Na pesquisa, eles trabalharam com 565 crianças nos Países Baixos, com idades entre 7 e 11 anos, uma idade crítica em que começam a surgir os primeiros sinais de narcisismo.

As crianças completaram uma série de testes de personalidade narcisista. Os pesquisadores também observaram seus comportamento e entrevistaram os pais, para saber se as crianças apresentaram atitudes narcisistas em suas vidas diárias e em suas relações com os seus pares.

No entanto, esses psicólogos tinham também uma carta na manga: um pequena armadilha para os pais. Por exemplo, eles perguntaram se seu filho conhecia a história da “A Reina Alberto” ou “A Fábula do Coelho Benson”. Alguns pais disseram que seus filhos os conhecia, mas na verdade essas histórias não existem, foram inventadas pelos pesquisadores.

Assim, observou-se uma correlação entre os pais que superestimaram as capacidades dos seus filhos e o nível de narcisismo deles. Na prática, o que acontece é que quando os pais tratam seus filhos como se fossem melhores do que outros e exageram em suas capacidades, o ego inflado da criança está além de qualquer medida.

Obviamente superestimando as capacidades das crianças e constantemente dizer-lhes que eles são muito inteligentes e especiais não é a única causa do narcisismo. Não podemos esquecer que esse problema também tem um componente genético e depende de outros fatores ambientais. No entanto, não há dúvida de que certas atitudes exageradas dos pais ajudam a fomentar um certo grau de narcisismo nas crianças.

5 Dicas de como construir uma boa auto-estima sem estimular o narcisismo infantil?

1. Você é tão especial quanto o outro. É importante que as crianças conheçam desde pequenos que eles são especiais, mas os pais não devem exagerar. Cada criança é diferente e especial em si. Ser especial não significa ser melhor. Existe mais de 7 bilhões de seres humanos no planeta e mais bilhões e bilhões de espécies animais, vegetais e minerais, é importante a criança entender que todos tem a mesma importância perante o universo, incluindo ela.

narcisismo-infantil

2. Te aceito incondicionalmente como uma pessoa. A base de um apego seguro e de uma boa auto-estima infantil é a aceitação. As crianças devem saber que são amadas e aceitas como eles são. No entanto, isso não significa que os pais devam ser coniventes com seus desvios. Mas quando uma criança comete um erro, você deve corrigir, mas também ela deve saber que este erro não lhe custará o amor de seus pais.

narcisismo-infantil

3. Tudo a seu tempo. Os pais muitas vezes correm para agradar os desejos de seus filhos, é uma tendência compreensível, mas não é benéfica. As crianças também devem aprender a esperar sua vez, devem compreender o valor e o esforço que está por trás das coisas e aprender a respeitar as necessidades dos outros.

narcisismo-infantil

4. Não exagere no elogio. Dizer a uma criança que é um gênio ou um grande artista não vai ajudar. Em vez disso reconheça o esforço realizado, ou o resultado de seu trabalho. Em qualquer caso, se você quiser elogiar sua capacidade, certifique-se de não exagerar. Não deixe que o amor cego dos pais atue, porque isso pode prejudicar a criança.

narcisismo-infantil

5. Cuidado com os privilégios. O narcisismo é, basicamente, acho que sou o centro do universo, é uma auto-percepção sobre o ambiente que as crianças desenvolvem a partir da relação estabelecida principalmente com os pais. Portanto, para evitar o narcisismo é importante que os pais não forneçam privilégios exagerados a criança, evitando que ela sinta que esteja acima de seus pares.

narcisismo-infantil

Texto original de Yogui.Co

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS