As pessoas honestas desfrutam de uma melhor qualidade de vida, são mais felizes e enfrentam os problemas de um modo mais íntegro e valente. Isso é assim por uma razão bem simples: as pessoas honestas não são aquelas mais inteligentes, nem as que sabem sempre a verdade sobre as coisas: são perfis com uma firme coerência entre o que pensam e o que fazem.

Por mais curioso que pareça, este tipo de princípio psicológico não é nada fácil de colocar em prática. A honestidade da mente e de atos requer um adequado desenvolvimento pessoal onde temos que ser genuínos, autênticos e sinceros com nós mesmos e com os demais. A seguir, propomos aprofundar um pouco mais nas características que definem esta qualidade tão valiosa de uma personalidade.

1. As pessoas honestas não temem dizer a verdade

A honestidade não serve para nada, se não formos capazes de ter a coragem de defender e exigir sempre a verdade em cada um dos contextos que a rodeiam.

  • Quem tem um coração honesto não admite as injustiças, as chantagens, as meia verdades ou as mentiras inteiras.
  • Essa honestidade que tentamos manter para nós mesmos, também devemos exigir dos demais.

Por outro lado, todos sabemos que não é particularmente fácil defender e espalhar este tipo de integridade pessoal.

São muitos os cenários no qual se reina aquela desonestidade camuflada, aquela hipocrisia nociva da qual temos que nos defender de forma constante.

2. São pessoas conscientes de suas limitações, de seus defeitos

De nada nos serve exigir honestidade das outras pessoas, se não somos capazes de praticá-la em nossa própria pessoa.

  • Em nosso dia a dia não faltam pessoas que se vangloriam de uma infinidade de virtudes. No entanto, ficam sozinhas nos cartazes, porque no seu dia a dia não aplicam nem um princípio daquilo que pregam.
  • Não é o caso das pessoas honestas. Neste caso, são perfis que fizeram uma adequada viagem interior, e que estão conscientes de suas limitações, de seus defeitos e seus buracos negros.
  • Conhecem quais são os aspectos que devem melhorar em si mesmos, os pontos fracos e as fraquezas que devem ser superadas momento a momento e passo a passo.

Esse autoconhecimento favorece, por outro lado, uma congruência pessoal onde atos e pensamentos se harmonizam, onde não existem falsidades nem maniqueísmos: somente o equilíbrio de um coração humilde e respeitoso.

3. São pessoas transparentes: demonstram o que realmente são

Ser transparente não é permitir que os demais vejam as nossas intimidades, nem ser vulnerável como uma janela de cristal fino.

  • A honestidade é sinônimo de transparência porque cada coisa que cada um de nós faz, diz e demonstra está em harmonia com a própria personalidade.
  • Não existe viés nem dissonâncias. Ainda mais, ser honesto é manter sempre uma mesma conduta, um mesmo tratamento e um mesmo modo de se relacionar com os demais.
  • Ser transparente sempre e em todo momento tampouco é simples porque, se existe algo que costuma caracterizar o ser humano, é sua natureza volátil, mutável.

Logo, nos encontramos em aquela constante necessidade de “se encaixar” e de ser aceito por todos e em qualquer contexto. A pessoa honesta não tem este problema: se algo não lhe agrada ou vai contra seus princípios, ela se manifesta.

4. As pessoas honestas lutam por aquilo que acreditam

Em certos casos, as pessoas mais honestas, humildes e nobres são as que mais sentem a solidão e até mesmo a rejeição de muitos que as rodeiam.

  • Isso é assim por uma razão muito simples: em certos momentos, a honestidade é ofensiva e não teme dizer em voz alta o que não lhe agrada, o que para ela não é legal nem respeitoso.
  • Quase ninguém gosta dessa sinceridade que não tem papas na língua, nem dessa voz que não se esconde na hora de deixar as coisas claras.

Tudo isso faz com que muitas vezes a honestidade seja incômoda e seja preferido mais uma pessoa hipócrita ou a pessoa dócil, manejável.

5. As pessoas honestas inspiram, dão o exemplo

A pessoa que vive seu dia a dia na congruência, naquele equilíbrio perfeito entre valores e atos, costuma inspirar quem sabe apreciar a verdade.

  • Pode ser que criem alguma inimizade por sua franqueza, mas o olhar sábio, que sabe valorizar os pilares de bondade e de integridade destes perfis, os aprecia enormemente.
  • Daí, são grandes amigos, familiares que apreciamos de forma intensa e companheiros de trabalho que dia após dia tornam nossa vida mais fácil, mais bonita.

Se em sua vida você tem uma ou mais pessoas caracterizadas por uma honestidade infalível, não tenha dúvidas em sempre a manter por perto, em aprender com elas, em compartilhar tempo e grandes momentos.

São presentes de nossa sociedade, pessoas que nos inspiram a ser melhores.

Imagem de capa: Shutterstock/FCSCAFEINE

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS