Por que, depois de um ataque, voltamos para a pessoa que nos maltratou? A resposta se encontra nas diferentes estratégias de manipulação utilizadas.

Estas são muito sutis e se aproveitam deste momento de confusão e desespero que nos cerca. Aquele em que estamos mais frágeis do que nunca e mais manipuláveis.

Hoje encontramos algumas estratégias de manipulação das que você pode ser vítima. Às vezes, nós mesmos as utilizamos sem perceber.

Isto porque, dentro de nós, desejamos que o que queremos aconteça.

1. Se não fizer o que eu quero vou ficar muito bravo

Quando a outra pessoa se sente ofendida ou encurralada não consegue argumentar mais nada sobre o que está acontecendo e opta por ficar brava.

Desta forma, distorce a situação e faz com que você se sinta culpado. Assim, fará com que você se desculpe e não volte a não agir daquela forma. Sem perceber, estará se submetendo à mercê do outro.

2. Você não está certo, eu não disse isso

Uma das estratégias de manipulação mais dolorosas e que causa confusão na vítima. Frases como “Eu não disse isso” ou “não se lembra que foi você quem começou?” Pode causar dúvidas na pessoa sobre sua própria realidade.

A pessoa que abusa tenta fazer com que o outro duvide de si mesmo e que acabe cedendo aos seus desejos.

Isso acontece muitas vezes, por isso algumas pessoas tentam falar com vários amigos para que estes possam dar a sua própria visão da situação. Assim, confirmam se o que se passa é ou não fruto de sua imaginação.

3. Eu fiz isso porque… amo você?

Cuidado com esta forma de justificar um tapa, um chute ou qualquer outro insulto que seja sinal de que houve um abuso.

Se uma pessoa levantar a mão para você, tenta lhe manipular, controlar, impede que você siga livremente, demonstra ciúme constante, o humilhar, cuidado… isso não é amor.

Amar alguém é não impor condições e não é compatível com um controle obsessivo. Quando amamos de verdade não nos importamos se a pessoa está ou não do nosso lado.
A única coisa que pensamos é que a pessoa seja feliz.

4. Se fizer isso, vai ter que aguentar as consequências

“Se você agir assim, isso vai acontecer”, “volta para mim, senão eu me mato”, todas estas frases fazem referência à famosa chantagem emocional.

Com isso pretende-se que a vítima se sinta culpada, quando, na realidade, o que foi dito nada mais é que uma encenação.

O agressor tenta intimidar a outra pessoa a voltar com ele; para que ela não faça o que queira, mas o que ele deseja.

5. Eu juro que isso não vai mais acontecer

Se o seu parceiro o maltratar, machucar e prometer que vai mudar, confie em nós, isso não vai acontecer.

Quando alguém levanta a mão na relação e tenta controlar e manipular o outro, a confiança, o amor e o respeito já saíram pela porta.

É agradável pensar que as pessoas podem mudar, porém pouco realista neste caso. Se você já foi agredido, o que impede que isso aconteça novamente?

6.Você tem que me dar uma resposta agora

Todo agressor tenta evitar que você tenha tempo para pensar e racionalizar a situação. Desta maneira, garante sua vitória.

Por isso, é importante que se afaste e lute pelo espaço que você merece para observar a situação em perspectiva.

O agressor vai insistir e querer que você decida sempre no momento. É apenas mais uma das suas novas estratégias de manipulação.

7. Seus amigos não são bons para você

Uma pessoa que manipula sabe que os amigos e entes queridos são pessoas que devem ser evitadas, pois podem fazer com que a vítima escape.

Por isso vai evitar que você fique com as pessoas que gosta, jogando comentários pejorativos e mudando sua opinião sobre elas.

De repente, você começa a pensar que realmente estas pessoas não o apreciam, que o seu parceiro é o único em que deve se centrar e que, de fato, os outros não são tão importantes.

Cuidado! Você está sob o julgo de um verdadeiro manipulador.

O que deve ser destacado de tudo isso é que você não percebe o que está acontecendo até que seja tarde demais. Isto ocorre desta forma porque a pessoa que manipula sabe que não deve fazê-lo de uma só vez, mas gradualmente.

Desta forma, começará pouco a pouco a introdução da raiva, dúvida, o “eu lhe amo” e as demais coisas para que você vá caindo em sua teia.

O quanto antes você abrir os olhos, melhor

Imagem de capa: Shutterstock/NLshop

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar


RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS