Iniciar um novo relacionamento pode ser um desafio, especialmente quando seus relacionamentos passados fracassaram. Se você sentir que está se rendendo e tem seus receios em começar do zero com um novo alguém, pode ser que tenha que refletir sobre seus hábitos  em relação aos primeiros encontros. Aqui estão 8 perguntas que você tem que se fazer, se quiser se certificar de que sua próxima relação será mais feliz, saudável e duradoura.

1. Estou realmente pronta para um novo relacionamento?

Os relacionamentos exigem tempo e energia para funcionarem. Verifique se o seu estilo de vida atual permite que você inicie um novo relacionamento para o qual estará 100% comprometido. Se você tiver um novo emprego, tomou a decisão de seguir um sonho ou se está passando por alguma emergência familiar pode não ser a melhor ideia se comprometer parcialmente com alguém. Espere até que as tempestades de sua vida passem antes de convidar um outro barco para navegar em suas águas.

2. Será que eu realmente superei meu ex?

Para responder com precisão à pergunta anterior, você deve se fazer essa também. Se a sua resposta for não, não está 100% preparada  para começar um novo relacionamento. Os relacionamentos de rebote não são apenas destinados ao fracasso, como também são ótimos para ferir o ego e as emoções de seu novo parceiro. Ninguém quer se sentir como a segunda opção, e nem merece isso.

A melhor maneira com a qual você pode superar seu ex é trabalhando em si mesma. Descubra o que não funcionou em seu relacionamento passado. Assim vai conseguir descobrir quais aspectos da sua vida precisam de ajustes para que possa se aventurar em um relacionamento bem-sucedido.

3. O que funcionou e o que não funcionou em meus relacionamentos passados?

Há muitas razões para um relacionamento falhar. É importante que faça uma lista de coisas que deram errado, como a distância, a confiança e a honestidade. Assim conseguirá objetivamente encontrar as soluções que precisa aplicar. Por outro lado, os aspectos positivos de uma relação saudável e funcional também são cruciais. Mesmo que seja difícil para você dizer o que teve de bom em suas relações passadas, pode aproveitar e tirar vantagem em olhar a partir dos relacionamentos que lhe rodeiam.

A partir daí, descobrir quais aspectos gostaria de ter em seu novo relacionamento.

4. Que tipo de relacionamento eu estou procurando?

Em outras palavras, quão sério você quer que seja seu próximo relacionamento? Isso é importante para o seu próprio bem-estar e de seu novo parceiro. Você busca por uma aventura divertida ou alguém para levar a sério, deve ter isso claro. Seja qual for o caso, deve se certificar e discutir a sua resposta com o seu parceiro potencial antes de iniciar um novo relacionamento. Desta forma, você vai evitar o desperdício de tempo e ambos estarão na mesma página.

5. Você compartilha a minha moral?

O fato de que alguém compartilha com você o gosto para as mesmas atividades, filmes, livros ou comida não significa que seja o parceiro perfeito para você. É importante que busque a resposta mais a fundo. Será que essa pessoa tem as mesmas crenças? Não se trata simplesmente de religião ou política. E sim de como tratar as pessoas em seu entorno e de como vê o mundo.

É uma pessoa que é apaixonada pelo que faz? Se quiser estabelecer a sua vida com essa pessoa, o que ela vai querer ensinar a seus filhos? É a mesma coisa que você quer para seus filhos? É importante ter isso em mente.

6. O que eu ganho com esse relacionamento?

Você pode estar à procura de apoio, talvez só deseje companhia ou sinta falta de um verdadeiro amor. Talvez possa estar apenas à procura de um melhor amigo ou apenas de “bons momentos”. Novamente, é importante que você determine essas coisas antes de iniciar um novo relacionamento. Esta é a única maneira de decifrar se vai estar nele pelas razões certas e se o seu novo parceiro pode fornecer o que você realmente quer ou não.

7. Eu me amo?

Este é um clichê muito comum, mas você não pode amar alguém, se não tiver amor  próprio. E se você não puder fazer isso, podem haver problemas. Quando você não se sente digno de receber amor, existe a possibilidade de negar o amor que recebe da outra pessoa. Isso pode ser um ato de desprezo que, além de doloroso termina sendo muito frustrante para o seu parceiro.

8. Será que eu realmente quero estar em um relacionamento de novo?

Você acha que já esteve em um monte de relacionamentos ou que chegou ao ponto em que precisa desintoxicar o desamor de seu corpo? Você tem a necessidade de estar sozinho? Talvez deva seguir o seu instinto e não fazer mais do que isso. Considere todas as perguntas acima para descobrir se realmente se sente preparado e se sim, vá em frente! Tudo se trata de estar bem com suas decisões. Você não deve apressar o seu coração se o que precisa é de um tempo de cura para estar consigo mesma, refletir e se conhecer melhor.

Imagem de capa: Shutterstock/mavo

TEXTO ORIGINAL DE MELHOR COM SAÚDE

Compartilhar

RECOMENDAMOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS