9 livros de psicologia que todo empreendedor deveria ler

Na base, o sucesso no mundo dos negócios está muito relacionado a fazer as conexões certas, ter um conhecimento sobre motivação, adivinhar o que os outros farão e avaliar, com precisão, aquelas pessoas que encontra pelo caminho. É por isso que alguns livros de psicologia podem ajudar na trajetória profissional.

Artigo publicado na revista INC listou alguns livros para começar a adentrar o mundo da psicologia social e entender melhor como agir e tomar decisões. Os livros foram indicados pela psicóloga Susan Weinschenk, especialista em estudos sobre comportamento. Confira abaixo:

Thinking, Fast and Slow (Rápido e Devagar: Duas Formas de Pensar), de Daniel Kahneman
“Se você quiser entender como as pessoas pensam e como e por que elas reagem de tal forma, este é um livro essencial”, diz Susan. Outra razão para ler? O autor ganhou o prêmio Nobel de Economia.

 

Redirect: The Surprising New Science of Psychological Change, de Timothy Wilson (sem edição em português)
“Se você quer saber como fazer uma mudança permanente e duradoura em seu comportamento, ou no comportamento de alguém que você conhece, este é um livro importante”, diz Susan. “A obra lhe dirá o que você deve focar ou não baseado em pesquisas científicas”.

Drive – The Surprising Truth About What Motivates Us (A Surpreendente Verdade Sobre Aquilo que nos Motiva), de Daniel Pink
“O que motiva de verdade as pessoas? O livro traz alguns ideias baseado em pesquisas realizadas nos últimos anos sobre motivação. É bem escrito e fácil de ler”.

The Invisible Gorilla (O Gorila Invisível), de Christopher Chabris and Daniel Simons
“Chabris e Simons explicam pesquisas que mostram que o que nós achamos que vemos e vivemos não é exatamente a realidade do nosso redor”.

Strangers to Ourselves: Discovering the Adaptive Unconscious, de Timothy Wilson (sem edição em português)
“Esse é um livro que na verdade me levou a adentrar seriamente o mundo do inconsciente”, diz Susan. “É um livro mais acadêmico e de psicologia, especialmente nos primeiros capítulos, mas é bom para todos no geral, com insights interessantes baseados em forte pesquisa”.

Stumbling on Happiness (Tropeçar na Felicidade), por Dan Gilbert
“Não entendo muito bem o título. Para mim, o livro fala mais de nossa memória do passado e da antecipação que fazemos do futuro. Fala do quanto nós somos precisos ou imprecisos com relação ao nosso passado ou futuro. É uma pesquisa fascinante”, diz Susan.

The Power of Habit (O Poder do Hábito), de Charles Duhigg
“É um livro sobre ciência dos hábitos – como nós os criamos, mudamos e porque eles são tão poderosos”

The Art of Choosing (A arte de escolher), de Sheena Iyengar
“É um livro grosso, com uma boa pesquisa mas o que melhor discorre sobre a tomada de decisões. Por que as pessoas tomam determinadas decisões? Por que elas escolhem fazer algo em detrimento de outra coisa? O que as leva a agir? O livro ofecere algumas respostas para estas questões”.

Made to Stick (Feito para Colar: Por Que Algumas Ideias Sobrevivem e Outras Morrem), por Chip Heath e Dan Heath
“É um livro pequeno mas que capta nossa atenção, nos relembrando sobre determinados fatores e nos motivando a agir. É fácil de ler, bem explicativo”

TEXTO ORIGINAL DE ÉPOCA NEGÓCIOS

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS