Todos os dias, em qualquer lugar e circunstância, estamos expostos a todo tipo de conflitos. Para resolvê-los, é preciso refletir sobre o que aconteceu. Entenda que cada um de nós é um universo particular, que podemos errar, mesmo que essa não seja a nossa intenção. Então, é preciso aprender a se desculpar de forma eficaz.

Algumas pessoas acreditam que se desculpar é sinônimo de fraqueza. Neste caso, o orgulho se transforma em um obstáculo que as impede de fazê-lo. Embora saibam que cometeram um erro, não existe nenhuma intenção de repará-lo, mas de escondê-lo. Mesmo que tenham a consciência de ter falhado, é mais importante não se mostrar vulnerável, sob nenhuma circunstância.

“Um bom pedido de desculpas tem três partes: ‘Sinto muito’ … ‘foi minha culpa’ … Como posso corrigir este erro?
 – Randy Paush –

Outro obstáculo para um pedido de desculpas eficaz é o medo da reação do outro. Não temos certeza de como a outra pessoa vai responder, e isto causa muito medo. Nesse sentido, a insegurança nos paralisa e evita que assumamos a responsabilidade pelos nossos atos. O erro gera vergonha e a vergonha gera a inércia.

Para que um pedido de desculpas seja eficaz, é preciso pedi-lo pessoalmente

Reconhecer que cometemos erros que afetam as outras pessoas não é fácil, especialmente se você considera que um erro é sinônimo de fracasso. Mas admitir o erro ou o engano inclui também uma oportunidade para melhorar, então, a história muda.

Em qualquer caso, para oferecer um pedido de desculpas eficaz, é melhor falar pessoalmente com pessoa envolvida na situação. Se desejar, você pode escrever uma mensagem antes, para lhe dizer que reconhece o seu erro. Dessa forma, fazemos uma primeira abordagem, mas isto não substitui a necessidade de uma conversa “cara a cara”. A proximidade é essencial e, neste caso, mostra que o seu arrependimento é sincero.

Antes de se desculpar, é necessário fazer um processo de reflexão sobre o que aconteceu. Nem sempre é fácil perceber onde está o erro. Foi o que eu fiz? Foi o que eu disse? Foi a forma como eu falei? Que sofrimento causei com este erro ou este engano? Responder a estas perguntas vai valorizar ainda mais o seu pedido de desculpas.

É importante que você dedique um tempo para se encontrar com essa pessoa para poder conversar à vontade. As suas palavras não vão convencer ninguém do seu arrependimento sincero se você demonstrar impaciência, e também podem dar a sensação de que este pedido de desculpas não vem de você, mas é algo imposto por alguma circunstância ou alguém.

Não se esqueça da humildade quando se desculpar

Neste caso, ser humilde significa que você entendeu que errou, aceita esse erro, e está disposto a fazer um esforço para reparar o dano causado. O próprio pedido de desculpas serve para fazer uma reparação simbólica, mas em alguns casos é necessário ir mais além e compensar o outro de uma forma mais concreta.

Por outro lado, não se esqueça de que a sua postura e os seus gestos são elementos de comunicação, e o que eles expressam pode ser uma mensagem mais sincera do que aquela que construímos com as palavras. É preciso que a sua linguagem corporal esteja de acordo com a mensagem que você quer transmitir. Para se desculpar de forma eficaz, olhe nos olhos da outra pessoa e tente não cruzar os braços. Dessa forma, você irá gerar uma comunicação mais fluida e não quebrará a empatia adotando uma posição defensiva.

Procure transmitir cordialidade e confiança. Você pode conseguir isso graças à proximidade dos corpos: um aperto de mão firme e ao mesmo tempo amigável, um toque no ombro ou no braço do seu interlocutor ou um abraço fraterno. Essas são algumas alternativas. Claro que tudo depende da maneira de ser de quem o escuta e o tipo de ligação que existe entre vocês.

Uma vez que você conseguiu essa atmosfera de proximidade mútua, terá a oportunidade de se explicar. É importante especificar o que você acredita que fez errado e se certificar de que a outra pessoa também percebeu da mesma forma. Ouça o que o outro diz e explique como pretende reparar a sua culpa. A sua generosidade e coragem para enfrentar essa situação serão a melhor garantia de que o seu pedido de desculpas será aceito.

 Imagem de capa: Shutterstock/wavebreakmedia

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE E MARAVILHOSA

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS