Às vezes, é bom que as coisas não sejam como você quer

Muitos de nós vivemos sob uma rotina ou existência em que planejar a vida é essencial e pensar no futuro é uma tarefa diária.

Mas gostaria de lhe fazer esta sábia pergunta: você se angustia quando algo não sai como planejado? Em situações assim, a primeira resposta que a nossa mente cria é pensar que não há solução.

“O futuro tem muitos nomes. Para os fracos é o inalcançável. Para os temerosos, o desconhecido. Para os corajosos, é a oportunidade”.
– Victor Hugo –

Viver pensando no futuro e esperar que tudo o que nos acontece seja “perfeito” não nos dá tempo para parar, refletir, e entender as lições que cada situação ou experiência de nosso dia a dia oferece.

Quando as coisas não funcionam como você deseja…
Por isso, e para liberar seu coração e mente, é bom que, às vezes, as coisas não funcionem como você deseja e quer.

Há momentos em que tudo o que você já havia pensado ou traçado milimetricamente não acontece da forma esperada. Pode ser que esse momento lhe permita dar o melhor de si, algo diferente do habitual.

“Preparamos os homens para pensar no futuro como uma terra prometida que os heróis alcançam, não como a que qualquer um alcança a um ritmo de sessenta minutos por hora, haja o que houver.”
– Clive Staples Lewis –

Concentrar-se em fazer de sua vida algo perfeito não lhe permite desenvolver a melhor versão de si mesmo. Pode ser que tenha esquecido há tempos que o presente que você vive, o agora, é muito mais importante e vital que o futuro que você constrói a cada dia.

Também pode acontecer que o passado se converta em seu melhor amigo. Pensando assim, inevitavelmente você verá por que fez as coisas e como as realizou, diante de inúmeras outras opções. Em momentos assim, gosto de dizer a mim mesma que tudo acontece por uma razão.

Se fizer coisas diferentes, descobrirá coisas diferentes
A vida nos mostra, a cada minuto, cada segundo e cada suspiro, um ensinamento vital precioso e cheio de sabedoria.

Algo que, se você não agir de maneira diferente e se atrever a sair da rotina ou, melhor dizendo, de sua zona de conforto, nunca se permitirá descobrir.

As pessoas ao meu redor sentem que a vida é dura, mas, e você? O que a sua pessoa pensa a respeito?

A vida nos desafia de forma sincera simplesmente nos colocando em situações diferentes, como se tratasse de um prisma de cristais preciosos, para nos pôr à prova.

Sua única missão é observar cada faceta, suas próprias facetas, cheias de cores e centelhas brilhantes. Cada uma com um potencial e talento imenso, que saberá resolver a experiência em questão de maneira diferente do habitual.

Levando isso em conta, convido você a não se chatear demais quando algo não ocorre como havia pensado ou queria. Pode ser que seja uma sorte que tenha ocorrido assim, pode ser que você precise aprender algo primeiro, ou realizá-lo de maneira diferente.

Você pode aplicar isso a qualquer faceta de sua vida e não apenas quando pensa no futuro e o planeja. Lembre-se de que a vida consiste em aprender com cada detalhe, de maneira paulatina e com constância.

Angustiar-se nos momentos em que suas ações e experiências não ocorrem como você pretendia apenas lhe impedirá de perceber que algo melhor virá como um presente para você.

Estar no aqui e agora lhe ajudará a escolher a faceta do prisma que prefere, a que melhor se adapte ao momento e que lhe faça ser o que é, de verdade, sua melhor versão.

“O presente é o resultado necessário de todo o passado, a causa necessária de todo o futuro”.
– Robert Green Ingersoll –

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS