Assim como o amor, a tristeza também é um sentimento que precisa ser sentido

Tem dias que sou fraco e chorão, há dias que eu fico triste, uma tristeza que invade minha alma. Uma tristeza que me faz questionar qual é a virtude da vida já que existe tantos sofrimentos no mundo. Tem dias que eu só quero desaparecer. Tomar um chá de sumiço só para ficar em paz com meus pensamentos.

Às vezes é difícil ter que acordar pela manhã e encarar o dia lá fora. É muita gente ruim, é muita falta de educação, é muita hipocrisia, é muita falta de companheirismo, compaixão e respeito. Há dias que não são fáceis, tem dias que você quer morrer e só viver no dia seguinte, mas não, a realidade está aqui e não há para onde fugir.

Não há força para atender o telefone, conversar pelo WhattsApp, dialogar fora do quarto. Pode parecer depressão, mas tem dias que a última coisa que quero fazer na vida é colocar os pés para fora de casa. Tem dias que dá vontade de voltar para o útero da minha mãe onde é quentinho e seguro.

Mas sabe, as vezes essa tristeza é necessária, acredito que ela possa ser útil. Quando estou triste costumo pensar sobre tudo, observo tudo, desde o teto à formiga que está passando no chão. Penso na vida, penso no por que estou triste. Não é sempre que se obtêm respostas, mas é bom estar só consigo mesmo e refletir sobre quem você é e o que pode ser.

Ficar triste não é ser fraco, depressivo ou exagerado. Assim como o amor, a tristeza também é um sentimento e precisa ser sentida às vezes para você voltar em si. Você aprende que nem tudo sai da forma que se espera. Que o mundo não vai parar só porque você não está feliz. Que muitos se aproximarão de você por curiosidade e não para te acalentar com palavras positivas. E também aprende que não importa o que você sente ou esteja passando, tem gente que simplesmente não se importa.

Todo mundo tem o direito de ficar triste de vez em quando, de se despedaçar por inteiro e se juntar sozinho para se tornar mais forte, faz parte da vida e de estar vivo. Significa justamente isso: sentir. Prazer, esse sou eu.

TEXTO ORIGINAL DE PEQUENO ROMEU

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS