Como se livrar de pessoas tóxicas

As pessoas tóxicas são aquelas pessoas ao seu redor que te dominam e te controlam, e ignoram suas necessidades e sentimentos. Elas se concentram em si mesmas e não parecem estar interessadas em você de forma alguma. Parecem ver as outras pessoas como ferramentas em vez de seres integrais e autônomos.

Você pode se perguntar, então: “Quem seria capaz de aguentar isso?” Bom, infelizmente há pessoas que aguentam, às vezes durante anos ou por toda a sua vida.

Como identificar as pessoas tóxicas ao seu redor

As pessoas tóxicas se aproximam de pessoas com baixa autoestima, já que por não se parecerem nem um pouco com elas, dificilmente se colocariam em seu lugar quando fosse preciso. Diante dessa situação emocional é muito complicado se questionar se uma pessoa é tóxica ou se você deve se afastar dela. Inclusive, você pode se pegar pensando se fez algo de errado para a pessoa se chatear.

Esta é uma situação ideal para a pessoa tóxica. Elas não se preocupam em quebrar uma relação ou seus sentimentos: elas inflam seu ego com sua autoestima.

“O que eu fiz de errado?” Você vai se perguntar Bom, de acordo com as pessoas tóxicas em sua vida, você não vale nada. Tudo que dá errado é por culpa sua. Você acaba adotando esta forma de ver tão completamente que nem sequer percebe que não está dando ouvidos à voz da razão que está em sua cabeça.

Situações emocionais como a depressão ou a ansiedade costumam aparecer porque temos pessoas tóxicas ao nosso redor… pode ser um parceiro, algum familiar, amigos ou companheiros de trabalho.

Como me livro de pessoas tóxicas?

Você não tem que pedir permissão para se afastar delas. Você deve melhorar sua autoestima e finalmente se livrar dessas pessoas nocivas, por mais que, ao princípio, doa. Pare de observar sua vida acontecer diante de seus olhos e tome as rédeas, caso contrário você vai cair num ciclo sem fim.

Se sua autoestima estiver lá em baixo, vai demorar um pouco para você se curar, mas pelo menos você já deu o primeiro passo essencial.

Quando você tiver consciência de que sua autoavaliação está começando a receber uma baixa qualificação, vai perceber algumas verdades:

  • Você não pode depender do elogio dos demais para dar valor a si mesmo. O mundo seria lindo se caminhássemos por aí elogiando uns aos outros mutuamente na rua. Mas, com que frequência os elogios são ditos? Quando foi a última vez que você entrou em algum lugar e alguém disse: “Nossa! Como você está bonita!” ou “Você é uma pessoa fascinante” ou “Adoro seu sorriso, ele ilumina meu dia”?
  • Quando você passa muito tempo se comparando com os demais, pode compilar facilmente uma imagem bastante terrível de si mesmo. O fato é que as situações de todo mundo parecem um pouco melhor quando olhamos de fora, mas cada um tem seus próprios problemas.
  • Você pode confiar em seu instinto. A dúvida pode derrubar sua autoestima. Não sentir que você pode confiar em suas próprias decisões ou percepções pode fazer com que você ache que tem algum defeito. É aí, então, que a bola de neve de julgamento começa a crescer.

Exercite a atenção plena

Será que você já ouviu falar da atenção plena? Trata-se de observar seus pensamentos e sentimentos no momento e aceitá-los como eles são, sem julgamento.

Há uma maneira de praticar a atenção plena em um pequeno espaço de tempo ao longo do dia. É importante parar quando você começar a ser seu próprio juiz. Imagine uma grande placa de PARE ao ter pensamentos de ansiedade. Então, você deve dizer: “Eu não preciso me avaliar agora. Isto não é um teste. Não é preciso ter metas constantes a serem alcançadas ao final do dia, que devam ser obrigatoriamente cumpridas. Eu só tenho que viver.

As pessoas tóxicas odiariam esse mantra e isto fará com que você se ame ainda mais. As pessoas tóxicas não apreciam a si mesmas, por isso não podem apreciar ninguém ao seu redor. Precisam ignorar suas próprias necessidades e desejos para que você possa dedicar todo seu tempo a suas necessidades e desejos. Elas usam a intimidação para conseguir o que querem. Você é uma pessoa de valor e merecedora de respeito e amor.

Pare de caminhar sobre cascas de ovo e tenha coragem de se afastar de pessoas tão tóxicas. Os verdadeiros amigos e pessoas queridas o amam como você é e nunca farão com que você se sinta indigno ou insignificante. Seja feliz agora, não é preciso esperar mais!

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS