Como vencer a sensação de incapacidade que causa insegurança e baixo rendimento?

Por Dr. Christiano Castello Branco Giometti

Partindo do princípio de que estamos tratando uma “sensação de incapacidade”, e não de uma verdadeira deficiência, temos que avaliar o que pode estar causando este padrão de pensamento disfuncional sobre você mesmo. A princípio, podemos dizer que sua auto-estima deve estar muito ruim, e possivelmente uma psicoterapia poderia lhe ajudar a rever sua história de vida, buscando identificar fatores que possam ter contribuído para que você se sinta assim.
Uma consulta com um psiquiatra também poderia ser interessante, pois a sensação de incapacidade pode estar associada a uma condição médica, como um transtorno de humor (depressão), ou mesmo ao transtorno de déficit de atenção e hiperatividade (TDAH), entre outros…
No caso do TDAH, a ordem dos sintomas é inversa, e é o baixo rendimento, ou ao menos a inconstância do rendimento, que acabam levando à sensação de incapacidade. Os indivíduos com TDAH são geralmente pessoas que funcionam muito abaixo do seu verdadeiro potencial, principalmente pelas dificuldades com planejamento, organização, priorização, foco, atenção, motivação, e execução de tarefas… Tais déficits são fruto de uma baixa ativação em algumas regiões cerebrais fundamentais para a nossa auto-regulação em função de objetivos, sendo que os portadores de TDAH frequentemente não atingem suas metas, ou abandonam seus projetos diante dos primeiros obstáculos. Felizmente existe tratamento, e os medicamentos podem melhorar significativamente a qualidade de vida em cerca de 80% dos casos.

Por Sinara Guerra

Uma das coisas que podem ser trabalhadas de imediato é sobre as expectativas dessa pessoa. Nos sentimos incapazes quando não alcançamos algum objetivo. Mas para chegarmos a qualquer objetivo concreto precisamos passar por várias etapas. Tentar criar uma expectativa para cada etapa, e não para o objetivo final.

Por exemplo, se temos uma meta no trabalho e precisamos chegar a ela, precisamos pensar como chegar a ela, e dar o tempo necessário para cumprir cada etapa para então chegar a meta principal. Grandes expectativas geram grandes frustrações, e então a pessoa sente-se incapaz, e então inseguro e provavelmente o rendimento dessa pessoa vai baixar mais ainda.
Faça um cronograma de passos, cada passo para chegar a um objetivo. Por exemplo, quero emagrecer 10 kg. Ok, mas não posso me sentir capaz se fizer essa meta para daqui 1 semana, sabemos que existe tempo, então, marco um objetivo diário para que chegue a meta de 10 kg. Assim podemos fazer para tudo na vida. E se a insegurança e incapacidade estiver a ponto de fazer a pessoa não querer mais nada, busque ajuda profissional.

Imagem de capa: Shutterstock/Pair Srinrat

TEXTO ORIGINAL DE MINHA VIDA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS