Filmes influenciados pela psiquiatria de Carl Jung que você precisa assistir

Carl Gustav Jung foi um psiquiatra e psicoterapeuta suíço que fundou a tão estudada psicologia analítica. Suas obras deram sentido ao arquétipo, ao complexo, a sincronicidade e, claro, ao inconsciente coletivo. Todo esse seu trabalho é completamente influente nas áreas da psiquiatria, psicologia, no estudo da religião assim como no cinema, literatura e música até os dias de hoje.

Pensando nisso, trouxemos 10 filmes que sofreram grande influência nas obras de Jung. Confira.

Nasce uma Estrela (1937) | William A. Wellman, Jack Conway

Z1

Hollywood, anos 30. Esther Blodgett (Janet Gaynor) é mais uma das inúmeras garotas que sonham em virar estrela de cinema. O sonho torna-se realidade quando, trabalhando como garçonete numa festa, atrai a atenção do astro Norman Maine (Fredric March). Apaixonado, ele a transforma numa grande estrela. Porém, enquanto a amada conquista o sucesso, Norman se afunda no alcoolismo.

Carta de uma Desconhecida (1948) | Max Ophüls

Z2

Viena, início do século XX. O famoso pianista Stephan Brand se hospeda num hotel, onde recebe uma carta de uma mulher desconhecida. Ao lê-la, relembra de Lisa, uma mulher com quem viveu uma linda e tumultuada história de amor.

Morangos Silvestres (1957) | Ingmar Bergman

Z3

O velho professor Isak Borg viaja de carro para uma universidade para receber uma homenagem. No caminho, depara-se com estranhos e parentes, o que faz ele reviver velhos momentos de sua vida e tentar descobrir o significado de estranhos sonhos que vinha tendo.

As 3 Máscaras de Eva (1957) | Nunnally Johnson

Z4

Baseado em uma história verdadeira que chamou a atenção do público para a existência do Distúrbio de Personalidade Múltipla. Conta a história de Eva, uma dona de casa depressiva que possui três personalidades, uma delas completamente diferente de si : usa roupas sexy e provoca os homens à sua volta. Quando o seu marido resolve levá-la a um psicólogo logo fica evidente para ambos a existência de outros álteres dentro daquela pacata dona de casa.

Heaven and Earth Magic (1962) | Harry Smith

Z5

A primeira parte apresenta a dor conseqüente à perda de uma melancia muito valiosa, seu dentista e transporte para o céu. Em seguida segue uma exposição elaborada da terra celestial, em termos de Israel e de Montreal. A segunda parte descreve o retorno à Terra.

Quando Duas Mulheres Pecam (1966) | Ingmar Bergman

Z6

Alma, uma enfermeira, deve cuidar de Elisabeth Vogler, uma atriz que está com a saúde muito boa, mas se recusa a falar de qualquer jeito. Com a convivência, Alma fala a Elisabeth o tempo todo, inclusive sobre alguns de seus segredos, nunca recebendo resposta. Logo Alma percebe que sua personalidade está sendo submergida na pessoa de Elisabeth.

A Montanha Sagrada (1973) | Alejandro Jodorowsky

Z7

A ação começa com Jodorowsky – guru numa espécie de rito iniciático. Emseguida somos apresentados a um homem a quem chamam Ladrão, cuja figura lembra a de Jesus Cristo. Ladrão vaga pelas ruas do México quando é crucificado e apedrejado por um grupo de crianças. Nesse momento ele inicia uma verdadeira amizade com um anão que será um dos poucos a acompanhá-lo em sua saga.

Cidade das Sombras (1998) | Alex Proyas

Z8

Em uma cidade em que é sempre noite, John Murdoch acorda sozinho em um hotel, para descobrir que perdeu sua memória e é o principal suspeito de ser o autor de brutais e bizarros assassinatos. Ele passa então a ser implacavelmente perseguido por um inspetor, ao mesmo tempo em que conta com a ajuda do Dr. Pehreber para compreender o que está acontecendo.

Vanilla Sky (2001) | Cameron Crowe

Z9

David Aames é um playboy que tem sua vida modificada após sofrer um acidente e ficar com o rosto totalmente desfigurado – é quando realidade e fantasia começam a perturbar toda sua existência. Recebeu uma indicação ao Oscar, na categoria de Melhor Canção Original (Vanilla Sky).

TEXTO ORIGINAL DE CANTO DOS CLÁSSICOS

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS