Hoje irei reagir da melhor forma

Hoje irei reagir da melhor forma… Quantas vezes você reagiu de forma insensata? Perante situações negativas que nos impulsionam a ter que reagir, às vezes perdemos completamente o nosso autocontrole.

Para reagir da melhor maneira, devemos aprender a nos controlarmos. Sabemos que isso é algo muito fácil de falar, mas difícil de colocar em prática. Como agir da melhor forma perante uma situação nova, totalmente desconhecida por nós?

“Tenha a coragem de agir em vez de reagir.”
-Oliver Wendell Holmes-

Reagir da melhor maneira não implica dizer tudo o que pensamos, o que conhecemos por “não ter papas na língua”. Não, reagir da melhor forma implica ser sábio e também ser uma pessoa prudente.

 

Pense antes de agir

Homem com os braços cruzados

São várias as situações em que somos obrigados a reagir. Isso pode ocorrer no âmbito familiar, com os amigos ou até mesmo no trabalho. É difícil estabelecer diretrizes específicas para agir dependendo do que estiver provocando essa reação negativa que você está tendo. São muitas as situações que podem ocorrer, muitas ainda estão por ser descobertas. O que podemos fazer então?

Quanto você estiver prestes reagir e fizer isso, pense no que lhe convém, no que lhe favorece, você deve ceder ou não? Estes são pontos de inflexão que você deve ter em mente em todo momento, pois também é importante olhar ao seu redor e ver em que situação você se encontra e onde está.

 

Além disso, ter a expressão “Hoje irei reagir da melhor forma” constantemente na nossa mente pode nos ajudar a não nos precipitarmos. Não é a mesma coisa reagir em um lugar público e em um mais privado. Assim como é diferente reagir perante o seu amigo e perante o seu chefe. Devemos levar essas coisas em conta para não sairmos prejudicados pela nossa própria reação.

“Se você tiver autocontrole e responsabilidade sobre si próprio, será capaz de resolver a situação.”
-Bernardo Stamateas-

Não dê importância aos momentos negativos

Tendemos sempre a dar mais importância aos momentos negativos que ocupam a nossa vida. A verdade é que, como isso nos machuca, é normal darmos mais importância a eles. Mas se você quer reagir hoje da melhor forma, comece a não dar tanta importância a esses momentos. As situações negativas acontecem, assim como as positivas. O que temos que fazer é não perder de vista a nossa própria confiança e positivismo.

Não se deixe vencer por essa situação negativa. Ainda que hoje você tenha um dia ruim, siga em frente! Amanhã as coisas serão melhores, e se não forem, já terão mudado. É muito importante não ficar obcecado e nem se concentrar tanto nessa situação de negatividade. Pense que a negatividade só atrairá mais negatividade.

árvores com raízes

Formas de reagir

A melhor forma de reagir é mudar a nossa visão sobre a própria reação. Mas, para isso, é importante sabermos que existem três maneiras através das quais podemos reagir, normalmente:

  • Nos imergimos no sentimento e o vivemos intensamente.
  • Tentamos ignorar o sentimento, mas temos dificuldade em fazê-lo.
  • Nos esforçamos para ver as coisas de outra forma.

Em princípio, temos que dizer que a segunda forma de reagir é a mais negativa. Ignorar os nossos sentimentos ou emoções nunca pode ser algo positivo. Ainda que ignoremos o que estivermos sentindo, isso vai continuar lá. Possivelmente, se mentirmos para nós mesmos acreditando que já não sentimos nada, ignorando esse sentimento, este se revelará mais tarde misturado com outras sensações novas.

Portanto, se pudermos evitar a segunda forma de reagir, melhor. Se vivermos a emoção ou o sentimento intensamente, poderemos conhecê-lo a fundo e saber o que fazer a seguir. E se, finalmente, nos esforçarmos para ver as coisas de outra forma, estaremos jogando com vários pontos de vista diferentes que podem enriquecer a nossa visão das coisas.

 
“Eu nunca analiso, me limito a reagir… Eu ando com todos os meus preconceitos. Jamais tento me aperfeiçoar e aprender alguma coisa. Eu não sou aquele que aprende, sou aquele que evita.”
-Charles Bukowski-

Hoje irei reagir da melhor forma, agindo

Mudar a nossa forma de ver as coisas também implica mudar a forma de ver as reações. Nós reagimos perante algo negativo, mas e se agíssemos em vez de reagir?

Tendemos a permanecer estáticos perante as situações, pensando, remoendo na cabeça e por vezes explodindo por não podermos fazer mais nessa situação na qual nos sentimos tão impotentes.

Comece a agir. É algo difícil, pois nos encontramos muito confortáveis onde estamos, sem correr riscos. Mas, perante uma situação negativa, mude a sua mente e comece a agir. Pode ser saindo de onde você está, deixando o outro a falar sozinho, afastando-se das pessoas que não te fazem bem algum… ou, simplesmente, mudando a sua situação.

Pense nisso e repita quantas vezes for necessário até você conseguir interiorizar e colocar em prática: “hoje irei reagir da melhor forma, agindo”.

mulher sorrindo, hoje irei reagir com felicidade

Imagens cortesia de Terry Dodson

TEXTO ORIGINAL DE A Mente é Maravilhosa

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS