Não é novidade que nem sempre nossos familiares vão apoiar nossas decisões. Isso é até um pouco comum de acontecer e faz com que você se sinta um pouco triste e desmotivado, o que até é compreensível. Mas de forma alguma isso deve ser fator decisivo para sua vida ser feliz ou não. É importante mudar essa situação ao seu favor e transformar em apoio ou mesmo em indiferença. Tudo vai depender do seu caso. Quer entender isso um pouco melhor? Vou explicar nesse texto.

Falta de apoio da família

Já ouvi muitas pessoas reclamando da falta de apoio dos familiares para o andamento dos projetos. E isso acontece com certa frequência. Lidar com isso de forma clara é o grande segredo para evitar problemas. Entenda como fazer isso.
Converse e explique seus planos

Comece com a tentativa que pode fazer com que tudo fique acertado sem maiores problemas e todos te entendam. Converse com seus familiares, explique seus planos e objetivos, porque você está fazendo isso e aonde quer chegar com sua ideia. Se vai abrir uma empresa, por exemplo, fale da sua paixão pelo empreendedorismo, das possibilidades que essa carreira proporciona e do quanto é possível ter sucesso e realização profissional. Muitas vezes os familiares são contra não porque não confiam no seu potencial e em suas capacidades, mas por medo que algo possa dar errado e que você fique frustrado e se sinta prejudicado na sua vida.
Portanto, uma boa conversa, que seja esclarecedora, pode ser a solução para os seus problemas nesse caso e deixar sua vida bem mais tranquila nesse sentido.


Se não for compreendido, siga em frente

Caso a conversa não tenha efeito, é necessário seguir essa dica para não se prejudicar. Ninguém pode definir por você o que deve ser feito com seus sonhos e objetivos. Então siga seus sonhos independente da opinião dos seus familiares e trabalhe o seu emocional para ignorar as opiniões negativas que você estará recebendo. Só assim a situação pode melhorar e só vai depender de você. Em alguns casos ignorar a opinião das pessoas, nem que seja por um tempo, pode ser a solução. Assim, quando os resultados começarem a aparecer, será bem mais fácil das pessoas te entenderem e apoiarem. Portanto, essa acaba sendo também uma boa dica.

Sem dúvidas ter o apoio das pessoas que gostamos faz uma diferença enorme para o nosso emocional e nossa autoestima. Nos sentimos mais felizes e dispostos a realizar o que é necessário e o que queremos quando sabemos que alguém está apoiando nossa ideia.
Mas caso não tenha esse apoio, também não pode ser motivo para ficar parado e desistir dos seus sonhos. Por isso é tão importante seguir em frente e ter sempre em mente seu objetivo.

O importante é seguir seu coração e o que você quer fazer. Se seus familiares te apoiam, ótimo. Isso vai ser importante. Mas caso eles não apoiem, não adianta obrigar ninguém a nada que a situação só vai piorar. Nesse caso seguir em frente e saber o que precisa ser feito é a melhor opção. Então agora que já sabe o que pode ser feito caso não tenha o apoio da família, é hora de seguir em frente e buscar seus objetivos. Sua felicidade é o mais importante.

Imagem de capa: SHUTTERSTOCK/Iakov Filimonov

TEXTO ORIGINAL DE SHINYASHIKI

*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil

Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.


COMENTÁRIOS