Qualidades de pessoas mentalmente fortes

Dizem que todas as experiências pelas quais passamos, sejam elas boas ou más, nos fortalecem. Uma pessoa otimista, que controla a própria vida e não sente pena de si mesma costuma causar inveja nos outros. Você possui alguma dessas características?

Hoje, o Incrível.club traz 21 qualidades que, segundo Amy Morin, uma psicoterapeuta especializada em ’força mental’, demonstram se uma pessoa é ou não é mentalmente forte.
1. Saber equilibrar as emoções e a lógica

em1

O importante não é saber se a emoção ou a lógica mandam na sua vida, mas saber equilibrar as duas coisas e reconhecer se uma coisa ou outra manda nas nossas decisões. O ideal é conseguir encontrar um equilíbrio.
2. Dedicar tempo a atividades produtivas

Sempre podemos encontrar milhões de desculpas para não fazer as coisas. As pessoas mentalmente fortes têm a capacidade de focar no que querem e evitam gastar tempo com atividades improdutivas.
3. Confiar na capacidade de adaptação às mudanças

A vida não para de mudar e se adaptar pode ser muito difícil. A maioria das pessoas resiste, mas as mentalmente fortes colocam toda a sua energia para superar o momento difícil e se adaptar à nova realidade.
4. Enfrentar os medos

em2

A maioria das pessoas evita qualquer situação que dê medo, outras apenas o fazem para parecerem mais fortes em relação aos outros. Quem é realmente forte, não precisa provar nada para ninguém. Essas pessoas enfrentam e superam os medos que as poderiam impedir de serem uma melhor versão delas mesmas.
5. Aprender com os erros

Pessoas mentalmente fortes não se esforçam para justificar os erros, ou escondê-los. Elas têm claro que eles são a melhor maneira de aprender e evoluir.
6. Equilibrar o que são e o que querem ser

Aceitar quem somos não significa não poder trabalhar para ser uma pessoa melhor. Pessoas mentalmente fortes entendem e aceitam quem são, com seus pontos fortes e fracos, mas não se cansam de tentar melhorar.
7. Celebrar as conquistas dos outros, ao invés de sentir inveja e sabotar

 

Para ser mentalmente forte você não precisa ser competitivo, mas cooperativo. O sucesso dos outros não determina o seu. Pelo contrário, as pessoas fortes gostam de celebrar a alegria do e com o outro.
8. Viver e tomar suas decisões de acordo com seus próprios valores

Se você vive de acordo com os seus valores, as decisões são mais fáceis de serem tomadas, porque você entende as suas prioridades. Isso te torna mentalmente mais forte.


9. Preocupar-se com a melhora das habilidades e não apenas mostrá-las

Muitas pessoas sentem a necessidade de mostrar tudo aos outros e sempre pedem aprovação — hoje em dia, muitos usam as redes sociais pra isso. Pessoas mentalmente fortes procuram sempre melhorar e não buscam reconhecimento.
10. Viver uma vida autêntica

Pessoas mentalmente fortes são sinceras consigo mesmas. Suas ações sempre estão em sintonia com o seu discurso.
11. Depender de quem você é, e não daquilo que você conseguir

O verdadeiro valor não está na posse, mas na existência. Por isso, pessoas fortes não se preocupam se vão ganhar ou perder o tempo todo.
12. Saber esperar o sucesso

Saber esperar a hora da recompensa é uma outra qualidade. Precisamos entender que a impaciência é sinal de fraqueza. E saber esperar a hora de colher os frutos.
13. Ser responsável pelas próprias ações

A fortaleza mental faz com que as pessoas não se martirizem pelos erros, mas saibam reconhecer e aprender para não errar de novo.
14. Ver as dificuldades como oportunidades

em4

 

Cada obstáculo que aparecer no caminho é uma oportunidade para crescer. Muitas pessoas se deixam abater pelas dificuldades, os fortes apenas melhoram.
15. Ser agradecido

Ao invés de querer mais, pessoas mentalmente fortes sabem que têm mais do que precisam e são agradecidas.
16. Saber focar nas coisas que melhor fazem

Ao invés de focar no desconhecido, pessoas mentalmente fortes são objetivas e se esforçam nas coisas que sabem fazer e, assim, não perdem tempo.
17. Saber levantar depois da queda

Uma queda não é o final do caminho, é apenas o começo para um novo aprendizado que leva a um sucesso ainda maior.
18. Ser otimista e realista

Ser otimista e ver os obstáculos sem medo de superá-los. Ter os pés no chão sem nunca parar de sonhar.
19. Trabalhar as fraquezas

Muitas pessoas gastam muita energia escondendo aspectos vulneráveis. Pessoas mentalmente fortes não têm medo de reconhecer seus pontos fracos, mas trabalham sempre para melhorá-los.
20. Comprometer-se com a resolução de problemas

Você pode reclamar dos problemas e viver em função dos traumas que eles trazem. Ou pode resolver os problemas e seguir em frente.
21. Estar disposto a aprender todos os dias

Todos os dias, cada experiência é uma porta para o aprendizado. Pessoas mentalmente fortes estão abertas a aprender com tudo que a vida colocar no caminho delas.

Fonte Business Insider
Tradução e adaptação Incrível.club
Foto de abertura Leonid Khan para Genial.guru

TEXTO ORIGINAL DE INCRÍVEL.CLUB

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS