Que se danem os estereótipos: você é linda!

Por Kassia Luana

Esta semana estava fazendo uma meditação que recomendava que nos olhássemos no espelho diariamente e disséssemos nossas qualidades e o quanto éramos bonitos, por dentro e por fora, o quanto éramos gratos por isso e o quanto nosso dia ia ser bom. Funciona.

Encontrei um CD com fotos que fiz de presente para o meu namorado, às vésperas de quando completaríamos 2 anos morando juntos. Nela eu via quanta diferença. Não física, porque não mudei tanto. Mas o quanto me tornei mais segura, mais forte, mais pacífica e mais iluminada. Por dentro e por fora.

mulher-forte-e-bonita

Estudei em uma escola particular em que era uma das poucas negras. Apesar de ter muitos amigos, não falávamos sobre o assunto. Não tive aquela coisa de namoradinho da escola. Eu me sentia como o patinho feio, mas engraçado. O humor virou a minha válvula de escape. Parecia que eu não estava no meu mundo.

Não falava do assunto em casa, nem com os amigos (mesmo os de fora do colégio). Lembro que quando ia à praia, usava o biquíni, um short, uma canga. Até para tomar banho no mar. Até hoje meus amigos da faculdade falam do quanto eu fugia das fotos, dos vídeos. Eu não gostava de me ver. Certa vez tive uma crise nervosa no momento em que tive que fazer uma passagem numa matéria de jornalismo para a TV na faculdade.

E somente na fase adulta eu comecei a ver o mundo além da beleza imposta, desde criança, pelos amigos, TV, revistas… Comecei a ver que a beleza ia muito mais além do que a beleza física. Tudo isso vem de dentro. Celulite, estrias, nariz grande, quadril largo, olhos grandes… Sim. Inteligente, carinhosa, aberta a novidades, feliz, dedicada, profissional, espiritualizada, amorosa, amiga, leal e muito mais, também. Depois que os cinco primeiros minutos da aparência “estereotipada” passam, o que resta? O que você é por dentro.

mulher-confiante-e-bonita-768x991

E sim, independentemente do que as revistas nos mostram todos os dias, você é linda, do jeito que você é.

Só precisa se lembrar disso. Todos os dias. Se precisar de reforço, volte ao espelho quantas vezes for necessário. Aceite-se, e será aceita. Ame-se, e será amada. Respeite-se, e será respeitada. Ache-se linda, e será linda. Nada disso depende dos outros. Só de você.

TEXTO ORIGINAL DE A MENTE É MARAVILHOSA

Compartilhar
Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.



COMENTÁRIOS