O respeito próprio pode ser algo difícil de aprender e nem todo mundo pode dominá-lo. No entanto, uma vez que você aprende a respeitar a si mesmo, há muitas coisas que começará a fazer de forma diferente, às vezes até ao ponto em que as pessoas ao seu redor simplesmente não entendem.

Reunimos a lista de 13 coisas que você faz quando começa a se respeitar.

1. Recuse-se a fingir pacificação

Não cabe a você resolver o problema de outra pessoa, mesmo que ocorra entre duas pessoas que você conhece. Quando você respeita a si mesmo, você reconhece que o problema deles não é o seu problema e você permite que eles resolvam isso ou não, em vez de se colocar lá fora para tentar consertá-lo.

2. Aguarde para responder aos textos / mensagens

Em algum momento, você se sentiu rude se não respondeu a um texto ou mensagem em alguns minutos, mas depois de aprender a respeitar a si mesmo, percebe que tem coisas mais importantes a fazer do que responder mensagens o dia inteiro e não se sentir culpado se um amigo tem que esperar por você para responder quando puder.

3. Faça o que quiser, quando quiser

Se você está saiu com amigos e quer ir para casa, faça isso sem pedir desculpas. Respeitar a si mesmo também significa simplesmente dizer “não” quando alguém pergunta se você vai sair quando não está querendo, porque está colocando seu conforto como prioridade.

4. Recuse-se a se explicar demais

Quando você respeita a si mesmo, não sente a necessidade de se explicar demais. Você não precisa dizer ao seu novo colega de trabalho por que escolheu esse emprego ou a sua tia intrometida por que você está solteiro no momento. Você percebe que não precisa de mais ninguém para validar ou aprovar algumas escolhas de vida.

5. Evite a negatividade

Existem ambientes, pessoas e conversas que só trazem negatividade em sua vida, e quando você respeita a si mesmo, você os evita. Às vezes isso significa encerrar uma conversa negativa e, às vezes, isso significa bloquear alguém da mídia social.

6. Corrija os outros quando necessário

Trata-se de assumir o controle da sua vida e não ter medo de corrigir alguém quando ele estiver fazendo suposições incorretas ou falando mal da sua experiência. Se alguém lhe disser algo de que não gosta, informe-o para o que pretende ser alterado. Seja assertivo sem se anular.

7. Empurre-se!

Respeitar-se significa não aceitar mais desculpas de si mesmo e não se permitir ser preguiçoso. Você sabe que v merece ter tudo o que quer, então você começa a procurá-lo e se esforça para obtê-lo.

8. Atenda às suas expectativas

Em vez de se preocupar com o que os outros esperam de você, defina suas expectativas para a sua vida. Você sabe que as expectativas das outras pessoas em relação a você e sua vida podem te fazer falhar, pois elas não consideram e jamais sabem todas as suas capacidades.

9. Lide com suas emoções sem drogas ou álcool

Somente aqueles que não se respeitam afogam suas mágoas em álcool ou drogas. Quando você respeita a si mesmo, você evita danificar seu corpo e, ao invés disso, trabalha de forma saudável através de suas emoções, para que você possa superá-las no lugar de apenas cobri-las.

10. Saiba quando intervir e quando ficar de fora dos argumentos

Quando se trata de opiniões divergentes em redes sociais, há um tempo para defender suas crenças e um tempo para se manter fora das coisas. Quando você respeita a si mesmo, aprende a diferença e pode escolher quando intervir para defender sua crença e quando ficar em silêncio.

11. Use o que você quiser

Auto-respeito significa que você veste o que quer que queira, porque gosta e o deixa confortável, sem se preocupar com o que os outros têm a dizer sobre isso. Isso também significa ignorar comentários de pessoas que não têm medo de saber exatamente o que pensam do seu corpo.

12. Mude sua mente

Quando você se respeita, reconhece que é seu direito mudar de ideia sobre algo a qualquer momento e por qualquer motivo. Você não mais se atém à sua primeira decisão apenas porque tem medo do que os outros vão pensar ou dizer.

13. Assuma a responsabilidade por suas ações

Isso significa que você pede desculpas pelas coisas que fez de errado e apenas por essas coisas. Se você sabe que não fez algo errado, você se recusa a pedir desculpas por isso. Assumir a responsabilidade também significa intensificar e corrigir seus erros.

Este texto é uma tradução adaptada de Peace Quarters

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.