Mais pessoas estão pensando em um certo tipo de vida de solteiro. O que vamos conversar aqui vai além dos estereótipos. Pois talvez você realmente queira uma resposta séria para a pergunta: “Quais são os sinais de que eu sou mais feliz solteiro?”

Aqui estão 14 possibilidades. Algumas são baseadas em pesquisa; outras são apenas palpites que ainda precisam ser colocados no teste empírico. E todos os critérios se aplicam igualmente a mulheres e homens.

1. Você gosta ( ou gostava) bastante da sua vida de solteiro.

2. Se o resto do mundo não achasse essa ideia estranha, você facilmente diria que ama sua vida de solteiro.

3. A solidão não é um grande problema para você. O tempo sozinho não é algo que te faz temer; é algo que você saboreia.

4. Você não gosta muito da ideia de que sua vida social dependa de alguém. Talvez seus amigos sejam mais importantes para você do que qualquer outra pessoa. Talvez seus parentes. Talvez você não queira que a noite de sábado seja noite de encontro. Talvez você goste de sair em grandes grupos. Você fica mais feliz se estiver vivendo a vida social que melhor se adapte a quem você realmente é, e entende que a vida social não é apenas a questão padrão “encontre alguém e case-se”.

5. Você gosta de lidar com seus desafios por conta própria. Isso não significa que sempre quer fazer tudo sozinho, mas gosta da sua autossuficiência.

6. Você tem um senso de domínio – a crença de que você tem as habilidades ou o conhecimento nos seus projetos de vida, ou que pode desenvolvê-las e provavelmente gostaria de fazê-la sem interferências.

7. Quando você precisa tomar decisões (incluindo as pequenas sobre o seu dia-a-dia ou grandes sobre como as principais escolhas de vida), você não acha que é trágico se não houver uma pessoa contigo. Você pode ou não querer informações dos outros, mas, no final, fica feliz em ter a palavra final.

8. Se você nunca tivesse que namorar novamente, você ficaria feliz também, e satisfeito mesmo sem te achado a “pessoa ideal”. Você não concorda com isto, mas ainda pensa em si mesmo como um solteiro feliz? Ok, temos uma informação para você: Há solteiros que gostam de namoro e romance, mas simplesmente não querem que isso se transforme em vida de casado.

9. Se estivesse em um relacionamento romântico sério e acabasse, talvez você se sentisse triste ou magoado; mas também pode ser que se sinta aliviado, porque agora você pode voltar para a vida que lhe parece mais adequada.

10. Você estaria muito melhor se conseguisse admitir que prefere estar solteiro, por exemplo:

a. Você persegue suas paixões, seja o que for que você ache envolvente, excitante ou significativo – viagens, esportes, ajudar aos outros, atividades intelectuais, empreendimentos artísticos, participação cívica, – você faz disso parte de sua vida. Mas quando está num relacionamento não consegue fazer isso com alegria e sem culpa.

b. Ás vezes você quer limpar a casa e às vezes não está tão preocupado com isso. Mas acaba fazendo sempre por conta da sua relação.

c. Talvez você esteja compre comida, ou goste de cozinhar; De qualquer forma, suas pequenas escolhas são escolhas que você gostaria de fazer sobre como você quer viver.

11. Você quer que seu trabalho seja significativo. Claro, bom dinheiro e oportunidades de progresso podem ser atraentes, mas você não vai fazer o que você odeia se não precisar, apenas para manter um determinado padrão de vida com alguém.

12. Quando as pessoas que você se importa casam, você acha que é uma boa escolha de vida para elas. O casamento deles não é uma experiência dolorosa para você, porque não é a escolha que quer para si mesmo. Você não é invejoso; Tem exatamente vida que você quer. (Se os recém-casados abandonarem você, porque agora eles estão no Clube de Casais e não se socializarão mais com pessoas solteiras, você pode ficar irritado com isso e ainda ser um solteiro convicto.)

13. Quando alguém lhe pergunta se você é casado e você está além da idade em que acham ser a idade de se casar, sente que perguntam: o que há de errado com você? O que eles não sabem é o que você está pensando: o que há de errado com vocês que faz pensar que todos querem se casar?

14. Você está vivendo a vida que é a melhor, mais autêntica, mais gratificante e mais significativa. Se você é um solteiro convicto, essa é a sua vida. Você está vivendo sua melhor vida, mesmo que outras pessoas não consigam entender isso. Parabéns! É isso que importa.

Esta é uma tradução adaptada do texto 14 Ways to Tell That Someone Is a Happy Single escrito pela doutora em psicologia Bella Depaulo para o Psychology Today

Imagem de capa: Michael Dam on Unsplash

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS