Conhecido como Overthinking, trata-se de uma das maiores causas de infelicidade, criadora de problemas que nem estavam lá ou de falsas ameaças. A maioria dos pensamentos catastróficos evocados em nossa mente são baseados em medo e preocupação. Embora pensemos que ao pensar demais estamos nos protegendo de alguma forma, o que estamos realmente fazendo criarmos uma fuga total do presente.

Uma vez que começamos a pensar que tudo está péssimo e nada mais tem jeito, é muito difícil parar.

Mas aqui listamos 4 maneiras de interromper os pensamentos acelerados que podem te ajudar durante uma crise.

1. Pare e foque em algo positivo que está acontecendo agora ( é possível aprender a pensar simples!) strong>

Nós estamos numa sociedade que faz prevalecer o pensamento excessivo e negativo. É possível aprender a mudar o seu foco para o que te faz feliz, ou pelo que você é grato, você pode começar a treinar sua mente para pensar mais positivamente. Lembre-se: É preciso um tijolo de cada vez para construir uma grande casa… Consequentemente, você começará a se sentir mais tranquilo e a parar de pensar de forma catastrófica, já que não dá mais tanta ênfase à negatividade que percebe em si mesmo e em outros lugares.

2. Repita palavras e ideias que te trazem tranquilidade

Preste atenção ao seu cérebro e em como você se sente neste exato momento… Quais tipos de pensamentos você observa?

O mais provável é que você perceba que a maioria de seu excesso de pensamento gira em torno do que você tem a fazer, ou do que alguém disse que te deixou magoado, ou até mesmo pensamentos negativos sobre quem você é. Não se sinta desanimado consigo mesmo; com tanta negatividade ao nosso redor, manter uma mentalidade positiva consistente nem sempre é fácil. Porém com as técnicas certas você pode contrariar os pensamentos negativos e indutores de estresse com ideias e palavras que te tragam tranquilidade.

Toda vez que você passar por um ataque de ansiedade, introduza palavras calmantes em sua consciência. As palavras carregam muito significado e poder, então use-as em sua vantagem sempre que se sentir estressado. A linguagem mantém relação estreita com nosso estado emocional.

3. Viver no aqui e agora.

Esqueça as tarefas que você tem que executar amanhã depois do trabalho, ou as contas que você tem que pagar na próxima semana, ou a incerteza do seu futuro que você ainda não chegou. Quando você permite que pensamentos como esses ruminem, isso pode causar grande mal estar dentro do corpo e até mesmo levar a depressão, estresse crônico e outros problemas sérios. A maior parte da ansiedade é causada simplesmente por viver em um tempo diferente daquele que temos agora, então traga-se de volta ao presente sempre que sentir que seus pensamentos o levam para outro lugar.

4. Conviva com a natureza, o céu aberto.

A natureza é a maneira perfeita de acalmar uma mente ocupada. Você poderia fazer isso em um fim de semana ou em sua pausa para o almoço em um lugar nas proximidades. Considere sair de férias em algum lugar bonito e longe de tudo.

Qualquer coisa que você possa fazer para fortalecer seu vínculo com a natureza beneficiará muito sua mente e o ajudará a lembrar que não precisamos do excesso de estresse que sentimos em nossa mente e corpo. Nós nos originamos em um lugar de pura harmonia, e a maior parte do que vemos ao nosso redor é apenas uma ilusão muito persistente. Lembre-se de que a natureza não luta pela vida e você também não precisa.

Faça passeios, crie novas rotas para chegar aos lugares, são truques importantes para dizer ao corpo que a vida pode acontecer de diversas formas além daquelas que seus pensamentos acelerados te dizem.

Este texto é uma tradução adaptada de Power of Positivity

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.