Pessoas mentalmente fortes podem se identificar com essa citação: “Nada pode impedir o homem com a atitude mental correta de atingir seu objetivo; nada na terra pode ajudar o homem com a atitude mental errada. ”- Thomas Jefferson

Tudo o que fazemos ou fazemos na vida passa por alguma atitude mental. Claro, outras circunstâncias podem atrapalhar, porém em menor ou maior grau, temos controle sobre nossas vidas e nossos pensamentos se tornam literalmente nossa realidade. Ser mentalmente forte não é fácil, mas, felizmente, pode ser aprendido com prática e dedicação.

“É difícil ser mentalmente forte, especialmente quando se sente preso”, diz o Dr. Travis Bradberry, mas tudo se resume a mudar sua atitude e suas crenças sobre a vida. Alguns de nós passaram por tantas provações e tribulações que não tivemos escolha a não ser nos tornarmos mais fortes como resultado.

(Nota: Antes de entrarmos neste artigo, de forma alguma estamos tentando minimizar ou desacreditar as lutas daqueles com doenças mentais. Sabemos que um transtorno mental é muito difícil de administrar, então tenha isso em mente ao ler o artigo.)

Aqui estão 5 comportamentos de pessoas mentalmente fortes:

1. Eles não reclamam a toa.

Pessoas mentalmente fortes tentam não se queixar de qualquer situação. Elas avaliam os problemas e se concentram nas soluções. Sabem que morar em problemas não melhorará sua situação; na verdade, isso geralmente amplia os problemas até que fiquem fora de proporção. As pessoas mentalmente resistentes sabem que a única constante na vida é a mudança, então abraçam isso. Mesmo que as mudanças não sejam necessariamente positivas, elas acompanham o fluxo e não resistem ao que a vida lhes lança.

Basicamente, elas mudam o que podem e esquecem o que não podem. Reclamar sobre o que eles não podem mudar cria apenas o caos e elas evitam esse tipo de pensamento.

2. Pessoas mentalmente fortes assumem o controle de suas vidas.

Pessoas mentalmente difíceis não culpam os outros por seus infortúnios ou esperam que alguém venha salvá-los. Embora possam ter algum suporte quando as coisas ficam realmente difíceis, elas não ficam apenas sentados e esperam que alguém conserte sua vida. Elas se encarregam e fazem as mudanças necessárias para que sua vida seja boa de dentro para fora.

Eles não procrastinam sobre o que precisa ser feito para que encontrem satisfação em suas vidas. Assumem a responsabilidade por si mesmas e agem para criar a vida que desejam.

3. Eles aprendem a dançar na chuva.

Pessoas mentalmente fortes sabem que a vida não vem com um manual de instruções; elas têm que escrevê-los. Com isso dito, criar uma vida que você ama não é fácil. Você enfrentará muitos obstáculos, mas, ao fazer isso, terá uma apreciação mais profunda pela sua vida quando superá-los. Onde os outros veem um obstáculo, elas veem um desafio.

4. Elas se livram de maus hábitos.

Qualquer coisa que não melhore a vida deve ser deixado. As pessoas mentalmente fortes sabem que criar o seu melhor eu e a sua vida ideal só pode acontecer quando você deixa as coisas que não servem mais aos seus melhores interesses. Se esses maus hábitos são relacionamentos tóxicos, drogas ou álcool, comer os alimentos errados ou qualquer outra coisa, pessoas mentalmente difíceis aprendem a buscar ajuda para se distanciar dessas tentações. Elas podem se satisfazer de vez em quando, mas voltam aos trilhos e seguem hábitos que agregam valor a suas vidas.

5. Pessoas mentalmente fortes resistem.

Isso significa dizer “não” quando algo não parece certo. Exercem limites para que mantenham a integridade. Se não conseguirem encaixar algo na agenda, não terão problema em deixar alguém saber disso. Eles têm respeito por si mesmos e não permitem que os outros as tratem como um capacho. As pessoas mentalmente fortes também não se importam de ficar às vezes sozinhas na vida se isso significar defender o que elas acreditam.

Conclusões

Resistência mental não acontece do dia para a noite, mas sim, é o resultado de hábitos praticados diariamente. Pessoas mentalmente fortes simplesmente estabelecem limites, respeitam a si mesmas e não esperam que os outros assumam os reinados em sua vida. Eles sabem que construir uma vida que amam depende inteiramente deles, então só confiam em si mesmos para criar algo a partir do nada. Isso pode parecer impressionante para alguns, mas para uma pessoa mentalmente forte, é uma oportunidade para testar suas habilidades e desenvolver um relacionamento mais forte.

Texto traduzido e adaptado de Power of Positivity

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.