Uma pessoa que pode ter se tornado tóxica por diversos motivos. A vida pode fazer da gente diversas coisas que não gostaríamos de ser. Inconscientemente, vamos pouco a pouco sendo transformados em pessoas que constroem relações complicadas, pouco agradáveis.

O Site Power Of Positivity traz uma lista de 5 comportamentos de pessoas que não sabem que são tóxicas podem ter.

1. Eles pedem desculpas… Para ninguém.

Esperar que uma pessoa em estado tóxico se desculpe é como pedir para Coreia do Norte que abrace a diplomacia: completamente fora do reino da possibilidade. Eles vão construir uma mentira, antes de admitir qualquer falha, por mais óbvia que seja. O legal é que não é preciso gastar energia para seguirmos em frente. Podemos optar por aceitar e perceber a tentativa de manipulação tóxica – esta ação possibilita avançar sem arrependimentos.

2. Elas vão pedir provas insuportáveis de lealdade.

Pessoas que estão tóxicas se assemelham com narcisistas. Por não conseguirem ceder o mínimo de espaço para o outro, elas pedem coisas impossíveis de serem conciliadas. Querem que você escolha entre algo que vai te beneficiar ou a presença delas. Sem perceberem que não são duas coisas necessariamente ligadas. É melhor, nessas situações, você optar pelo que é bom para sua vida. Sem o peso de provar algo para alguém.

3. Elas projetam características delas em você, sem qualquer auto-reflexão.

Essa projeção acontece como uma manipulação psicológica. Ao invés de olharem para os sentimentos que estão carregando, colocam em você toda a causa. Isso pode ser tão simples como “Você ficou de mau humor o dia todo”, “Suas atitudes estão me deixando mal.” Lembre-se de, também fazendo a sua auto-reflexão, não se responsabilizar demais por tudo que o outro sente. 

4. O seu verdadeiro “Verdadeiro EU” fica escondido.

Em algum dia, a pessoa que está tóxica é amorosa, logo mais é abusiva. É esse o mecanismo que nos prende.  Tentamos entendê-la a todo custo, porém entender alguém dessa forma pode gerar danos a nós mesmos.

5. Pessoas que estão tóxicas buscam o lado negativo das coisas positivas.

Quando você falar que recebeu um aumento, ela diz que as contas também aumentaram. Se fala que vai sair de férias, ela te lembra das pessoas que são demitidas ao voltar das férias. Em tudo, há uma coisa pesada a declarar.

Tendo conhecimento que esta pessoa está tóxica, você não precisa participar da negatividade irracional dela.

É preciso diferenciar pessoas que estão tóxicas de pessoas ruins!

Não poucas vezes, uma pessoa ansiosa ou deprimida pode desenvolver formas pouco saudáveis de se relacionar com os outros. Também alguém que está passando por uma fase de intensa transformação pode ter suas inseguranças despertadas e acabar perdendo a sensibilidade do diálogo. Avalie cada situação e cada pessoa individualmente. Estabeleça critérios que te protejam, mas também não se torne uma pessoa tóxica para uma outra pessoa tóxica.

Lembre-se. Sempre a psicoterapia pode ajudar a melhorar a saúde das suas relações, não descarte jamais o acompanhamento de um profissional capacitado.

Imagem de capa: Shutterstock/bedya

Texto traduzido e adaptado de Power of Positivity

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS


Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.

COMENTÁRIOS