Cada pessoa, conforme o seu momento, entende o “ficar em casa” de uma maneira bastante particular. Enquanto os mais sociáveis compreendem o lar como um local apenas de descanso e para recarregar as baterias, outros, mais introspectivos, vem a privacidade e o aconchego do seu cantinho quase como se ele fosse um santuário, um templo para si mesmos. Essas são pessoas que normalmente se entretêm de forma mais solitária através de atividades como a leitura, assistindo séries, ouvindo música, jogando pelo computador, arrumando suas coisas e seu espeço pessoal.

Os tempos atuais, entretanto, fizeram com que uma porcentagem significativa da população permanecesse mais tempo em sua própria casa e, agora, o homeoffice é uma prática bastante comum para quem tem empregos que permitem que suas atividades possam ser realizadas a partir de suas próprias casas.

Por causa disso, é muito importante que todos, tanto os mais extrovertidos e sociáveis, quanto as almas mais solitárias, encontrem formas de separar suas atividades de forma a encontrar atividades de lazer e descontração.

Abaixo, elencamos 5 dicas especiais para um final de semana divertido e revigorante dentro de casa. Leia e veja se alguma delas combina com você e aproveite!

1- Começar um hobby

Dizem que o tempo, mais do que o dinheiro, é um dos bens mais preciosos que nós temos. Isso acontece porque ele não volta. Isso faz com que, se examinarmos a nossa consciência, seja tão importante que destinemos parte dele para realizar atividades que realmente sonhamos e para que façamos coisas que realmente gostamos. Assim, ter um hobby pode ser uma ótima válvula de escape tanto para aliviar o estresse quanto para promover momentos significativos consigo mesmo. Muitas pessoas, inclusive, com o tempo, transformam seus hobbies em fontes de renda e também em trabalho. Deve ser maravilhoso trabalhar com a coisa que mais se ama fazer, você não acha?

2- Jantar especial para reavivar o romantismo do casal

Muitas vezes o tempo faz com que os relacionamentos entrem em uma rotina. Isso faz com que o processo de conquista seja esquecido. Por causa disso, os atos de atenção, carinho e cortejo ficam esquecidos no passado, ainda mais quando as pessoas estão dentro de casa. Uma excelente dica para reavivar o romance no relacionamento, é preparar um jantar especial para o casal, abrir um vinho, sentar-se e conversar sem tevê ligada, sem celulares. O jantar pode ser, inclusive, preparado junto com os dois. Assim, desde o começo, o casal desfrutará de momentos de troca, intimidade e parceria. Vale a pena!

3- Acampamento com as crianças (só que dentro do quarto, na sacada ou no quintal)

Para quem tem filhos, uma dica que pode animar e estimular a imaginação dos pequenos, enquanto promove um momento de real alegria, é fazer um acampamento. Não existe criança nesse mundo que não fique absolutamente encantada com o ato de armar uma barraca e entrar nela. É como se, dentro daquele espaço restrito, as fantasias ficassem mais livres e o seu mundo mágico infantil fosse acessado de maneira ainda mais surpreendente. Momentos de alegria com a família podem acontecer desde a escolha do material, as adaptações da barraca, que pode ser feita até com cobertores e lençóis, e a definição das atividades que acontecerão dentro daquele mundo de sonhos, que podem ser livres ou mesmo escolhidas previamente. E, o melhor de tudo, essa é uma ótima chance de tirar as crianças da frente do computador!

4- Reunir um pequeno grupo de amigos

Chamar pessoas queridas para confraternizar em casa, além de mais econômico, pode ser mais divertido. Em casa podemos beber sem precisar nos preocupar em dirigir ou pegar um taxi depois, podemos conversar e rir mais à vontade do que em um restaurante, podemos fazer a atividade que bem quisermos. Quando os amigos são próximos tudo vale: dá pra fazer um jogo de mímicas, fazer fofoca, acessar um site de casino e arrasar no pocker, deitar no sofá, ficar de bermuda e até sem camisa. O que vale mesmo é ser feliz!

5- Dedicar-se ao ócio criativo

Nem sempre precisamos dedicar o nosso tempo ao algo que parece produtivo. Fazer nada também é uma ótima opção. Essa opção, inclusive, é algo que as pessoas têm desaprendido a fazer, uma vez que ocupam quase todo o seu tempo livre consumindo conteúdo na internet. É preciso espaço para que consigamos descansar e também criar a partir de tudo o que vemos durante o dia e a semana. Assim, ter um tempo livro, é, além de fundamental, também muito saudável.

E aí, gostou de alguma das atividades! Logo o final de semana chega! Experimente!

***

Photo by Soroush Karimi on Unsplash

RECOMENDAMOS






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.