“É muito mais difícil julgar a si mesmo do que julgar os outros. Se você consegue se julgar bem, você é um verdadeiro sábio “, é um dos ensinamentos de O Pequeno Príncipe que Saint Exupéry nos deixou. No entanto, há outras pessoas que são muito duras consigo mesmas, que se criticam sem compaixão, a ponto de afundar sua auto-estima.

O que é uma autocrítica destrutiva?

A autocrítica é importante, nos permite reconhecer nossos erros e crescer como pessoas, mas quando isso é constante e injustificado, torna-se um fardo para o nosso desenvolvimento. Quando você só gera julgamentos negativos sobre si mesmo, sua voz interior se tornará seu pior inimigo. Então você vai cair em autocrítica destrutiva.

A autocrítica destrutiva é aquela que não leva a mudanças positivas, mas, ao contrário, afeta a imagem que você tem de si mesmo e, ao invés de levá-lo a assumir novos desafios, o condena à sensação de fracasso e medo, pois enfraquece a confiança em suas habilidades.

Como reconhecer os sinais de autocrítica destrutiva?

1. Você se pune por erros que têm consequências mínimas.

Às vezes cometemos grandes erros, mas o mais comum é que cometemos pequenos erros cujas consequências, se existirem, são mínimas. No entanto, se você for muito duro consigo mesmo, provavelmente se punirá psicologicamente por esses erros. Você poderia passar o dia inteiro recriminando-se, por exemplo, porque você perdeu o ônibus ou entre as frutas que você comprou, havia uma em mau estado.

O que fazer? Todos cometemos erros. Aprenda a ser mais compassivo consigo mesmo e perdoe esses pequenos erros. Tenha em mente que passar o dia todo recriminando-se por pequenos erros cujas consequências são praticamente nulas envolve um enorme gasto de energia psicológica. E não vale a pena.

2. Você continua criticando a si mesmo depois de corrigir o erro

A pressa, a desconfiança, um erro de cálculo ou simplesmente o fato de que não podemos controlar todos os fatores podem nos levar a errar. Às vezes podemos reparar esses erros e virar a página. No entanto, uma pessoa que é muito dura consigo mesma continuará a recriminar-se por esse erro, mesmo que ele tenha sido corrigido.

O que fazer? A culpa é uma das emoções mais prejudiciais que você pode experimentar, porque condena você a andar em círculos, sem chegar a lugar nenhum. Se você já resolveu o erro, vire a página e siga em frente. Em vez de se recriminar, pense no que você pode fazer para evitar cometer esse erro novamente no futuro. Isso será muito mais produtivo do que ficar pensando em uma situação que já acabou.

3. Você se culpa por coisas que não dependem de você

As pessoas que exercitam uma autocrítica destrutiva constante são freqüentemente culpadas por eventos que não dependem delas. Por exemplo, se alguém os trata mal, em vez de defender seus direitos, eles encaminham o problema para que acabem culpando a si mesmos. Muitas vezes essas pessoas recusam o direito de sentir raiva dos outros e derramam essa raiva em si mesmas. Eles chegam ao ponto de exigir demais e permitir que outros pisem em seus direitos fundamentais.

O que fazer? Você deve reconhecer que existem coisas que dependem de você e de outras que estão além do seu controle. Isso significa que, se algo der errado, não é necessariamente sua culpa. Pergunte a si mesmo qual é o seu nível de responsabilidade real na situação. E não deixe que os outros anulem seus direitos. Você tem o direito de ser tratado com respeito.

4. Você só vê seus traços negativos

As pessoas que são autocríticas demais veem suas vidas em termos negativos. Eles se concentram em seus erros e imperfeições, ignorando suas qualidades, sucessos e tudo o que fazem bem. Se concentram em suas fraquezas, esquecendo seus pontos fortes. Como resultado desse negativismo, geralmente mantêm um diálogo interno autodestrutivo que destrói sua auto-estima e diminui seu futuro.

O que fazer? Imagine que uma criancinha viva dentro de você. Como essa criança se sentirá se tudo o que ela recebe são censuras e nunca é recompensado pelo que faz bem? É importante que você comece a se relacionar com uma postura mais compassiva e tolerante.

5. Você entende os erros dos outros, mas você maximiza o seu

Todos nós fazemos bobagens, mas se você é muito crítico consigo mesmo, é provável que você minimize os erros de outras pessoas e maximize os seus. É provável que você seja simpático aos erros dos outros, mas seja inflexível com seus erros.

O que fazer? Use o mesmo critério para todos. Um erro é um erro, é cometido por quem o comete. Seja justo com os outros como consigo mesmo. Trate-se com a mesma tolerância e compreensão com que você trata os outros. Quando essa autocrítica destrutiva for acionada, pergunte a si mesmo se você falaria com outras pessoas assim.

Texto traduzido e adaptado de Rincon da Psicologia

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*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


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