Os pais e mães de hoje estão tão ocupados que às vezes nos esquecemos de ter alguns momentos para fazer algo tão importante quanto dizer aos nossos filhos que os amamos. E é assim que, por mais óbvio que pareça, dizer ao seu filho que você o ama é muito importante. Ele sabe disso, mas necessita que você relembre-o.

O bom é que você não precisa de muito tempo para isso. Portanto, não importa o quão ocupado você esteja. Há muitas maneiras e momentos que você pode tomar para dizer ao seu filho que você o ama. Vamos ver alguns.

Deixe notas e mensagens para dizer a ele que você o ama.

Isso é algo que você pode fazer em qualquer idade. Você pode deixar mensagens escritas entre os livros, na sua mesa de estudo, na sua mochila escolar ou entre os brinquedos. Você pode escrever uma mensagem curta ou fazer desenhos amorosos.

Para os mais velhos, você também pode usar a tecnologia, por exemplo, enviando um email ou uma mensagem através de qualquer serviço de mensagens instantâneas de tempos em tempos. Emoticons dizem muito e dificilmente dão trabalho.

Abrace-o e beije-o sempre que você o cumprimentar

De manhã, quando você acorda ou à noite, quando está deitado, são dois momentos-chave do dia que você pode fazer para abraçar e beijar seu filho, esquecendo-se de qualquer outra coisa além de oferecer uma pílula de amor concentrada. Quando você ou seu filho saem de casa ou quando você se reconecta é outro bom momento para um beijo e um abraço. É muito fácil fazer isso com crianças pequenas, mas com o passar do tempo o hábito se perde, como se não fosse mais tão importante. Mas é. É um pequeno gesto, mas significa muito para as crianças.

Coma com seu filho pelo menos uma vez por dia

Pesquisas mostram que comer com os pais pelo menos uma vez ao dia tem muitos benefícios para as crianças, incluindo menor risco de abuso de substâncias, estudos de melhor qualidade e melhor autoestima. O almoço ou jantar é uma excelente oportunidade para conversar sobre qualquer coisa que possa estar na mente de seu filho. Mas para isso é importante se reunir em volta da mesa sem televisão.

Quando você está com seu filho, dê a ele toda a sua atenção

Uma pesquisa recente descobriu que as crianças estão percebendo que os pais se distraem facilmente quando estão com eles. Isso, além de ser um exemplo terrível, é uma falta de respeito pelo seu filho. Quando seu filho quiser falar com você sobre algo, desligue o telefone e outras distrações e preste atenção. E se houver algo de força maior, certifique-se dele entender que você precisa ir. Não deixe pendurado nem saia sem explicações. O tempo é o melhor que você tem para dar aos seus filhos e o que eles mais valorizam.

Planeje atividades com seu filho

O tempo é o melhor presente que os pais podem dar aos nossos filhos. Mas tempo de qualidade, do qual é compartilhado. Estar com o seu filho em casa enquanto ele faz alguma coisa e você está no seu próprio mundo não é o mesmo que deixar o que você tem que fazer para fazer algo com o seu filho.

Planejar atividades para o fim de semana ou participar de atividades fora de casa, como artesanato ou esportes, aprender a dançar ou qualquer outra habilidade, é uma maneira de dizer a seu filho que você gosta da companhia dele. Além de criar cumplicidade, você tem muitas oportunidades para dizer verbalmente o quanto você o ama e o que gosta de estar ao seu lado.

Agradeça ao seu filho por tudo que ele faz

Dar graças e dizer “de nada” é uma das melhores maneiras de educar em gratidão e de ser grato por tudo que vem de seu filho. A gratidão promove grandes valores e traz o melhor em cada um de nós. Além de agradecer tudo o que ele faz por você, quer tenha perguntado ou não, você pode fazer muito mais. De tempos em tempos, agradeça-lhe por nada, porque sim, por estar lá, por ser ele, por alegrar as manhãs ou por encorajá-lo com o sorriso dele. Qualquer coisa vale a pena. Ele vai adorar.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE ERES MAMÁ

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.