Quem já parou para pesquisar, deve ter notado que existem inúmeros cursos pagos e gratuitos em todas as áreas de conhecimento disponibilizados nas diferentes plataformas de e-learning onde é possível conseguir uma formação de qualidade e aprender habilidades importantes para o futuro.

Nesse sentido, as ferramentas digitais estão fazendo uma grande diferença na área da educação. Com o amplo acesso à internet, os cursos online são excelentes opções para continuar estudando, se especializando, e agregando valor ao currículo desde o conforto do lar e de acordo ao tempo e disponibilidade de cada pessoa.

Com o número cada vez mais de cursos disponíveis na internet, surge a dúvida de como saber ao certo qual curso fazer. Por isso, apresentamos abaixo 7 pontos essenciais e muito práticos para escolher o curso online mais adequado e assim tomar a decisão mais acertada possível que corresponda aos seus objetivos pessoais ou profissionais. Vamos lá!

 

1.    Reflita sobre seus gostos e preferências

Adquirir novos conhecimentos demanda tempo e dedicação, por isso, antes de tomar qualquer tipo de decisão em relação a escolha de um curso, é preciso fazer uma análise aprofundada de suas preferências.

Invista tempo em avaliar o seu perfil e veja quais as áreas que mais gosta, pesquisando as possibilidades de atuação. Escolha um curso do seu interesse, mas tenha em conta suas aptidões e habilidades, caso contrário dificilmente conseguirá obter bons resultados.

Vale ressaltar que na modalidade à distância o sucesso só é alcançado com o compromisso e a organização do aluno, não basta apenas ter um computador e acesso à internet. É necessário ter força de vontade para participar das atividades e cumprir as obrigações que serão exigidas no curso. Por isso, antes de fazer a escolha de um curso online, reflita sobre se vai conseguir contar com a dedicação suficiente.

2.    Pesquise sobre as plataformas e instituições de ensino

A modalidade de Ensino a Distância (EaD) cresceu exponencialmente nos últimos anos. Existem instituições renomadas que oferecem desde o nível técnico, passando pela graduação e chegando na pós-graduação.

Conhecer a instituição é fundamental para escolher um curso a distância. Pesquise sobre a sua estrutura e principalmente sobre a qualidade da atenção, em caso de precisar ajuda técnica ou tiver que fazer algum tipo de reclamação sobre as aulas ou o corpo docente.

Grande parte dos cursos de Ensino a Distância são oferecidos pela Crehana Brasil, que, junto com a Udemy, é uma das principais plataformas especializadas de e-learning atendendo principalmente à população da América Latina e disponibilizada em vários idiomas.

A crehana premium, versão paga da plataforma, inclui acesso exclusivo e ilimitado a mais de 800 cursos de diversas áreas de conhecimento, dando a possibilidade aos usuários de dar play nas aulas a qualquer momento. Quem tiver interesse em se capacitar através dessa modalidade, pode se registrar neste site.

 

3.    Procure saber quem são os professores

No mundo virtual, existem plataformas e instituições de ensino a distância com infraestrutura de ponta e professores altamente qualificados para tirar todas as dúvidas.

Além da formação específica, da experiência e do reconhecimento na área de conhecimento do curso, o ponto essencial é que os professores tenham experiência e dinamismo para ministras as aulas na modalidade online, porque é o que fará que o aprendizado seja satisfatório.

Nos cursos via web, é muito importante que os professores estejam disponíveis e saibam interagir virtualmente para responder as dúvidas dos alunos na elaboração das atividades propostas.

Caso contrário, o aluno acabará sendo prejudicado. A forma de interação dos professores nas diversas plataformas funciona através de chats, fóruns para debates e conversas, aulas em vivo e reuniões. Verifique que a instituição ofereça ao menos duas dessas opções.

 

4.    Verifique a qualidade do help desk (suporte técnico)

No mundo das plataformas digitais, o suporte é um diferencial competitivo, já que a modalidade virtual sempre sofre imprevistos técnicos (erros de sistema). Nesse sentido, um bom help desk demostra preocupação da instituição em não perder proximidade com o aluno, o que traz segurança para o discente e atende a qualquer demanda que ele tiver.

Se houver falha no canal de comunicação ou no suporte, as aulas ficarão prejudicadas. Com essa questão solucionada, é fácil resolver os problemas da melhor maneira possível.

 

5.    Analise a situação do mercado de trabalho

Hoje em dia, fazer um curso pode ser o começo de uma trajetória profissional. Por isso, ao escolher um curso online – se seu objetivo é aumentar os conhecimentos para conquistar vantagem competitiva por uma vaga e melhorar o currículo – pesquise as oportunidades de trabalho no mercado, já que nem todos os cursos valem a pena. É preciso escolher as alternativas certas, porque muitas vezes a qualidade é deixada de lado, infelizmente.

Além disso, verifique se o curso oferece a possibilidade de obter um diploma ou uma certificação, já que isso será valorizado por futuros empregadores.

6.    Considere o preço

Na hora de escolher um curso online, analise os valores da mensalidade e se esses valores incluem já todo o material de estudo, para não levar nenhuma surpresa depois.

Leve em consideração que existem cursos pagos que são basicamente uma armadilha, uma forma que utilizam as plataformas de atrair alunos para comprar pacotes premium. Por outro lado, há cursos gratuitos de altíssima qualidade. É importante pesquisar e ficar atento às oportunidades.

 

7. Confira as avaliações de ex-alunos

Procure na internet depoimentos de quem já fez o curso para ter certeza de que a experiência vale a pena. Hoje em dia, com o mundo super conectado e globalizado, é possível encontrar facilmente indicações e comentários de ex-alunos em grupos específicos de redes sociais, como Facebook, por exemplo.

Seja esperto e não se guie por apenas um ou dos depoimentos de ex-alunos, tente escutar ou ler mais de uma opinião e faça diferentes pesquisas na web. Uma vez feito isso, e a partir de todas as informações recolhidas, veja os pontos positivos e negativos de realizar o curso online no qual tiver interesse e avalie se a instituição realmente oferece um aprendizado útil e de qualidade.

RECOMENDAMOS






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.