Enquanto uma pessoa tóxica pode usar manipulação e mentiras, outra pode recorrer à intimidação e à incivilidade. E se você não for cuidadoso, pessoas assim podem causar sérios danos ao seu bem-estar. Pessoas mentalmente fortes, no entanto, lidam com pessoas tóxicas de maneira hábil. Veja como lidaar efetivamente com pessoas tóxicas e limitar a influência delas suas vidas:

1. Estabelecer limites físicos

Você decide quanto tempo e energia deseja dedicar às pessoas em sua vida. Quando alguém é tóxico, talvez seja necessário estabelecer limites claros e firmes sobre o tempo que você vai gastar. Talvez você diga à sua sogra que ela não pode comparecer sem avisar várias noites a cada semana, ou se recuse a ficar ao redor do bebedouro no trabalho para fofocar, limitar seu contato com pessoas tóxicas pode ser a chave para ajudá-lo a permanecer forte.

2. Estabelecer limites emocionais.

Você não pode sempre limitar a quantidade de tempo que gasta com certas pessoas. Afinal, você não pode escolher seus colegas de trabalho, professores ou chefes. Quando você não pode limitar sua exposição a pessoas tóxicas, limite a energia emocional gasta com elas. Não reclame sobre elas em seu tempo livre, recuse-se a permitir que ditem o tipo de dia que você vai ter, e lembre-se de regular seus sentimentos.

3. Trabalham para controlar a si mesmo, não aos outros.

Pode ser tentador pensar: “Eu gostaria que minha mãe não fizesse comentários tão sarcásticos comigo o tempo todo”, ou “eu espero que meu tio não beba demais na festa de Natal”, mas você não pode controlar o que outras pessoas fazem. Investir energia em desejar que outras pessoas fossem diferentes só desperdiça seu tempo. Concentre-se em controlar como você responde aos outros. Se você vai falar ou vai embora, você tem escolhas em como você lidar com a situação.

4. Cumpra o que você promete.

Repetidamente ameaçar cortar alguém ou avisar alguém de que você nunca mais vai emprestar dinheiro para ela – apenas para dar meia volta e dar dinheiro na próxima vez que pedirem – piora a situação. Se você vai definir limites com alguém, seja uma pessoa de palavra. Caso contrário, você estará contribuindo para a disfunção em um relacionamento.

5. Regule seus pensamentos.

Pensar coisas como: “Ela sempre estraga meu dia”, ou “Ele me faz sentir mal comigo mesmo”, dá poder às pessoas tóxicas sobre você. Quando você se pegar pensando de maneira destrutiva, tenha uma conversa mais saudável consigo mesmo. Responda lembrando-se de suas escolhas e de que você não precisa ser uma vítima.

6. Eles se envolvem em habilidades saudáveis de enfrentamento.

Mesmo quando você estabelece limites saudáveis com pessoas tóxicas, elas ainda podem estar te drenando. É importante envolver-se em estratégias de enfrentamento saudáveis que o ajudem a permanecer forte. Experimente uma variedade de habilidades de enfrentamento – da gratidão à meditação. E cuide bem da sua saúde. É impossível ficar mentalmente forte quando você está abusando de seu corpo com álcool, privação de sono ou junk food.

7. Permaneça fiel aos seus valores.

Sair de um emprego para escapar de um ambiente tóxico não significa que você não tenha sido forte o suficiente para suportar – em vez disso, pode significar que você decidiu priorizar seu bem-estar em detrimento do dinheiro. Da mesma forma, cortar um ente querido de sua vida não significa que você é cruel; Isso pode significar que você decidiu que a coisa mais saudável que você poderia fazer era terminar o contato.

Quando você sabe o que você valoriza, priorizar sua vida se torna mais fácil. Isso não significa que você não cometa erros às vezes – pessoas tóxicas têm a capacidade de ser uma influência negativa sobre nós. Mas antes que você possa se comportar de acordo com suas crenças, você precisa saber quais são seus valores.

TEXTO TRADUZIDO DE PSYCHOLOGY TODAY

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.