Já faz muito tempo que Confúcio andou na Terra, mas ele ainda é considerado uma das pessoas mais importantes e influentes da humanidade. Sua filosofia tem impactado significativamente pessoas de todo o mundo, e suas ideias ainda são tão relevantes no ano de 2017 como quando ele morreu em 479 aC.

Todo mundo já ouviu falar de “A Regra de Ouro”, repetida por Jesus Cristo: “Não faça aos outros o que você não quer que seja feito a si mesmo”, mas aqui estão mais algumas pérolas de sabedoria que nos ajudarão a levar uma vida mais satisfatória.

1. As coisas boas não são fáceis.

“É muito mais fácil odiar e é muito mais difícil amar. É assim que todo o esquema das coisas funciona. Todas as coisas boas são difíceis de alcançar e as coisas ruins são muito fáceis de obter ”. As emoções negativas tendem a ficar muito mais confortáveis para nós, porque nossos cérebros funcionam dessa forma para nos proteger do mal. Se assumirmos o pior, estaremos prontos quando algo errado acontecer.

Mas precisamos nos esforçar para ter uma nova perspectiva sobre as coisas e nos concentrarmos conscientemente no bem. Pode levar algum esforço no começo, mas eventualmente, seu cérebro vai se acostumar com esse método de pensar.

2. Suas escolhas de amizade são muito importantes

“Nunca construa uma amizade com alguém que não é melhor que você mesmo.”

As pessoas que te cercam fazem uma grande diferença no tipo de vida que você terá. Nossos círculos sociais são elementos críticos para nossa felicidade. Um estudo que durou mais de 75 anos, de Harvard, disse que “aqueles que mantinham relacionamentos calorosos viviam mais e mais felizes e os solitários muitas vezes morriam mais cedo”. Então, certifique-se de ter tem bons amigos para tratá-los bem.

3. Continue indo em frente mesmo quando o caminho fica complicado.

“Não importa o quão devagar você vá, desde que você não pare.”

Se continuar seguindo em direção ao seu objetivo, um dia você conseguirá. Não importa quanto tempo demore ou os obstáculos que você enfrenta, contanto que não pare, um dia você chegará aonde quer estar na vida. Todos nós enfrentamos dificuldades ao longo do caminho. Nada nesta vida é fácil, mas é por isso que precisamos ter a determinação de seguir em frente.

4. Não se concentre no passado

“Ser ferido não é nada, a menos que você continue a lembrar.”

Se você se concentrar muito nas coisas ruins que aconteceram no passado, criará dificuldade em apreciar o presente. Todos nós fomos injustiçados de uma maneira ou de outra e por mais horríveis que possam ser, são apenas coisas que nos aconteceram. Em vez disso, tente ter uma visão positiva e concentre-se nas coisas que ajudarão você a ter um futuro melhor. Defina uma meta e descubra as etapas necessárias para alcançá-la e siga esse plano.

5. Dê tudo ou nada

“Onde quer que vá, vá com todo seu coração.”

Tudo o que você escolhe fazer deve ser feito com o melhor de sua capacidade. Isso se aplica a todos os aspectos da sua vida; seus relacionamentos, trabalho e hobbies são todos importantes. Não tente no meio do caminho e depois desista, porque se você dedicar tempo e esforço, conseguirá seus objetivos, não importa o quão distantes eles pareçam no começo.

6. Cuide do seu temperamento

“Quando a raiva surgir, pense nas consequências.” Da próxima vez que você estiver com raiva de alguma coisa, pense nessa citação. Muitas vezes as pessoas fazem ou dizem coisas quando estão com raiva, o que só piora o problema. Se você parar e pensar nas conseqUências de suas ações, talvez encontre uma maneira melhor de lidar com isso.

7. Faça ajustes

“Quando for óbvio que as metas não podem ser alcançadas, não ajuste as metas, ajuste as etapas da ação.”

De vez em quando, é aconselhável dar um passo atrás e dar uma boa olhada no quadro geral para se certificar de que você ainda está melhorando e está no caminho certo para atingir sua meta. Se você não está fazendo o tipo de progresso que esperava, é bom mudar sua abordagem.

8. Todo mundo pode te ensinar algo

“Se eu estiver andando com outras duas pessoas, cada uma delas servirá como meu professor. Vou escolher os pontos positivos de uma e imitá-los e os pontos negativos da outra e corrigi-los em mim mesmo ”.

As experiências de vida nos ensinam lições valiosas e, se aprendermos com as pessoas ao nosso redor, ficaremos mais sábios e melhor equipados para lidar com os problemas quando eles surgirem. Todos que você conhece têm algo interessante que podem ensinar e você também pode fazer mais amigos quando estiver interessado em suas experiências e nas coisas que eles podem mostrar. Isso funciona ao contrário também; nunca se sabe quando suas habilidades podem ajudar outra pessoa.

9. Afie suas ferramentas primeiro

“As expectativas da vida dependem da diligência; o mecânico que aperfeiçoará seu trabalho deve primeiro afiar suas ferramentas ”.

Se você está preparado para os desafios que enfrenta, é mais provável que atinja seus objetivos. Vale a pena fazer um trabalho árduo, mas sem as ferramentas certas seus objetivos serão ainda mais difíceis de realizar. Se está determinado, faça um plano sólido e tenha as ferramentas certas, então você será bem-sucedido.

Enquanto todos nós podemos levar vidas muito diferentes, somos iguais em muitos aspectos. Espero que essas citações de Confúcio inspirem você na jornada de sua vida e ajudem você a atingir suas metas.

Este texto é uma tradução adaptada de Peace Quarters, escrito por Bethany Vicent

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.