A Nielsen, líder na medição de audiência global, apresentou seu acompanhamento mensal de visualização por plataforma. O destaque foi o aumento da participação da Netflix no mês de junho, depois de queda de mais de um ponto percentual desde o início de 2025.
Outras plataformas de streaming, como YouTube, Amazon e Roku Channel também apresentaram alta entre janeiro e junho de 2025. Conhecido como The Gauge, a publicação da Nielsen mede a participação de mercado de plataformas de streaming com base em um subconjunto de residências que possuem o Streaming Meter.
Serviços de streaming são escolhidos por 46% dos espectadores
O impressionante aumento na demanda por serviços de streaming é comprovado com base nos dados publicados pela pesquisa da Nielsen. De acordo com o The Gauge de junho de 2025, 46% do total de televisores que contam com o Streaming Meter utilizaram plataformas como YouTube, Netflix, Disney + e Prime Video.
O percentual de 46% representa um recorde no índice da Nielsen nos últimos 12 meses. Afinal, em junho de 2024, 40,3% dos espectadores televisivos norte-americanos utilizavam plataformas de streaming.
Fonte: Unsplash.
Por outro lado, a televisão a cabo foi o serviço de transmissão que mais apresentou queda durante junho de 2024 e o mesmo mês de 2025. O percentual passou de 27,2% para 23,4%, indicando a redução do interesse dos espectadores nesse tipo de transmissão.
Essas estatísticas indicam que os espectadores estão migrando de maneira gradativa do serviço de televisão a cabo para o streaming de plataformas como Netflix. Isso levou as operadoras de TV a cabo a apostar na personalização para disputar espaço com o streaming.
Setores implementam streaming para aumentar engajamento
O elevado número de espectadores interessados em serviços de streaming fez com que outros tipos de entretenimento fossem disponibilizados com base na mesma tecnologia de transmissão em tempo real. Prova disso é o aumento no interesse por serviços de streaming interativos.
Fonte: Unsplash.
O streaming interativo consiste na transmissão ao vivo com possibilidade de interação, em tempo real, da audiência. Chats ao vivo e a realização de pesquisas são alguns dos setores que tiveram aumento no interesse com base na sua integração com streaming.
Outra aplicação prática que mostra como esse serviço mudou a experiência online são os cassinos. Em um bom site de jogos de cassino online é possível encontrar jogos com geradores de números aleatórios sem a necessidade de qualquer serviço de streaming.
A experiência fica ainda mais imersiva em mesas ao vivo. Cassinos com mesas ao vivo permitem que os jogadores acompanhem a transmissão em tempo real via streaming de vídeo com uma pessoa do outro lado da tela embaralhando as cartas no blackjack, girando a roleta, entre outras possibilidades.
Em entrevista à Forbes, Raman Abril, Gerente Geral da Amdocs e CEO da Vubiquity, destacou que existe um aumento na exigência de clientes em busca de entretenimento. Na opinião de Raman, investimentos em inovação e a adoção rápida de novas tecnologias serão fatores fundamentais para o sucesso desse setor.
A tendência é que os investimentos visando aprimorar plataformas de streaming continuem ocorrendo ao longo dos próximos anos. Com isso, espectadores tendem a engajar ainda mais em um setor que não parece dar sinais de desaceleração.