Por Blanca Ruiz para o AciPrensa

Todos os pais gostam de compartilhar seus hobbies com seus filhos. Mas há momentos em que a realidade se impõe e dificulta muito. No entanto, que o quarto filho de José Manuel e Maite tenha paralisia cerebral não tem sido um impedimento, mas o ponto de união de uma família.

“A primeira vez foi no verão, eu estava pronto para correr, mas nem minha esposa nem meus filhos podiam cuidar de Pablo. Então decidi que poderia levar comigo “, diz José Manuel Roas Treviño em um diálogo com a ACI Prensa.

Embora José Manuel diga que não sabia se gostaria da experiência ou não de levar Pablo, logo provou: “ele foi na cadeira e quando vai assim, significa que está bem, porque é preciso muito esforço para ficar em pé”.

“Estávamos correndo por uma ciclovia próxima e ele estava observando tudo, rindo, gritando, levantando os braços. Eu cantei para ele e ele riu mais e mais… E percebi que o que estávamos vivenciando era muito especial.”

Com a naturalidade com que começam grandes coisas, eles começaram a compartilhar uma grande paixão e cada vez foi mais frequente correrem juntos e mais estranhos irem sozinhos “porque o que eu gosto de correr com Pablo não tem nada a ver mais terminar uma corrida sozinho”. Pablo tem 18 anos e é afetado pela síndrome de West, considerada uma doença rara, em um grau muito alto, o que o torna totalmente dependente de seus pais.

Mas para seus pais, Pablo, longe de ser um fardo, é um presente. “Agradeço a Deus todos os dias por Paul e por esta história que nos faz viver. Porque quando ele nasceu, sem dúvida, um muro foi erguido com todas as limitações que surgiram, porque você tem uma notícia terrível “. “Mas para mim isso ainda é surpreendente. Deus nos deu uma história complexa, mas também nos ajuda a progredir e a fazer com esperança, com senso de humor.”

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.