Quando estamos assistindo a um desfile de moda, um torneio de alta competitividade ou até mesmo um palestrante no momento de seu discurso, raramente pensamos em tudo o que esteve por detrás e no que foi necessário para chegar até ali.

São cada vez mais os esportistas e profissionais de diversas áreas que entendem a importância da preparação e acabam recorrendo a técnicas de psicologia e a mentores especializados visando obter ajuda durante o processo para conseguir desta forma os melhores resultados possíveis.

As metodologias usadas são muitas vezes chamadas de “psicologia do guerreiro” e possibilitam a cada indivíduo o ganho de ferramentas que são úteis em contexto esportivo ou de grandes desafios.

Como a psicologia é importante no processo de preparação

Quando falamos de uma determinada prova, uma maratona ou um torneio de poker, por exemplo, existe todo um processo até chegar ao grande dia. Isto exige algumas etapas fundamentais como traçar um plano de treinamento, no caso da maratona, um plano de estudo, no caso de um concurso, ou simplesmente conhecer as regras do jogo e as principais estratégias, no caso de um torneio.

Quando falamos de exercícios, a maioria das pessoas segue o chamado sete princípios do treinamento físico. No entanto, pode ser interessante adicionar um pouco de psicologia para aumentar as chances de sucesso.

Agregar ao plano ferramentas de programação neurolinguística, coaching, mentalidade, foco e resiliência permitem com que os atletas consigam lidar com as adversidades e de alguma forma as possam superar até ao final de uma determina prova.

A preparação psicológica é tão ou mais importante que a física

Independentemente do gênero de prova, a preparação psicológica é fundamental para ter sucesso. Esse trabalho evita surpresas de última hora e permite aos envolvidos descobrir como reagir perante a adversidades. Tudo isso irá diminuir os níveis de estresse e aumentará as chances de obter melhores resultados.

Mas, não é apenas isso. Atualmente a capacidade mental já é vista muitas vezes como a peça-chave de um esportista, pois é como o indivíduo lida com os problemas que ditará na maioria o sucesso de um evento.

Por exemplo, em uma competição como a maratona, o treinamento físico é fundamental para conseguir aguentar correr todos aqueles quilômetros. No entanto, fator que às vezes acaba ficando de lado, a preparação psicológica é fundamental para que o competidor não desista na primeira contrariedade.

Treinadores adotam cada vez mais técnicas mentais

São cada vez mais os treinadores que ensinam aos seus alunos procedimentos para o aumento do foco e da resiliência, aplicando técnicas de meditação e Mindfulness que depois podem transportar para as suas provas e até para a sua rotina diária.

Esse procedimento é útil não só em esportes como em provas de aspecto mental, nomeadamente aquelas que exigem uma boa tomada de decisão. Seja em um teste de concurso onde as respostas corretas poderão mudar o rumo da sua vida, uma partida de poker onde enfrenta centenas de outras pessoas com as mesmas ambições e é preciso saber como vencê-los ou até em um exame onde a tomada de decisão deve ser rápida, mas já prevendo todas as jogadas futuras possíveis, como acontece no xadrez.

Treinar, treinar e treinar

 

Tal como o treinamento físico se realiza de repetição e de evolução ao longo do tempo, também a preparação mental leva o seu tempo e deve ser exercitada.

Fazer uma terapia regular que ajude em técnicas mentais para melhorar o seu desempenho enquanto aprende como baixar os níveis de estresse ou recorrer a um coach mental que o mantenha no foco pode ser fundamental. No entanto, o sucesso irá depender do seu trabalho e do tempo que você se dedicará a treinar a sua mente.

Atualmente não existe ninguém de sucesso, profissional ou esportista, que não reconheça a importância de se preparar mentalmente. Se deseja ser bem-sucedido, adote também esse conselho e exercite a sua mente pelo menos tanto como se preocupa com o seu físico. Na academia da vida, todos os aspectos devem ser levados em conta.

RECOMENDAMOS






Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.