Todos nós sabemos da importância do fator psicológico em diversas áreas de atuação da nossa vida. Não é diferente para investimentos de renda variável, como acontece na Bolsa de Valores ou no trading esportivo.

Pensando em ajudá-lo a lidar melhor com as emoções, vamos conferir neste artigo algumas dicas para trabalhar o seu controle emocional em situações que envolvam dinheiro e risco, permitindo assim que você obtenha melhores resultados na Betfair.

Como o fator psicológico influencia no trading esportivo?

Existem diversos aspectos que podem impactar os resultados de um trader esportivo. Podemos mencionar, por exemplo, a capacidade de analisar um jogo, o controle do capital ou então a elaboração de estratégias.

Nenhum deles, contudo, é tão importante quanto o fator psicológico. Você pode ter uma excelente leitura de jogo, mas se não souber lidar com perdas, fatalmente vai se perder nessa atividade.

Vale lembrar que o trading esportivo é uma atividade de renda variável e, portanto, lucros e prejuízos aparecem a todo o momento. Sem aceitar essa realidade, será difícil manter a sua lucratividade no longo prazo.

Como lidar com perdas?

Um dos principais problemas de um trader esportivo é aprender a lidar com as perdas. Após aprender como funciona a Betfair, logo você perceberá que os lucros e prejuízos fazem parte da carreira de um apostador. E que ganhar dinheiro, assim como perder, é algo natural.

Uma vez que você entenda isso, já estará pronto para dar o próximo passo. O trading esportivo não é sobre acertar sempre os seus investimentos, mas sim sobre acertar mais do que errar, permitindo assim que os ganhos financeiros cubram os seus prejuízos. Até lá, os impactos emocionais tendem a pesar mais do que as suas estratégias.

Nunca tente recuperar perdas

Um erro clássico de investidores está em tentar recuperar perdas. Ou seja, após ter um prejuízo em uma entrada, insistir em posições forçadas na busca de lucros que compensem o dinheiro que foi embora.

Esse é um erro grave que um trader esportivo jamais pode cometer. Ele é fruto justamente da dificuldade de lidar com perdas. É essencial entender que esse é um processo natural e, após um prejuízo, a recuperação do seu capital deve ser feita de maneira natural, como se nada tivesse acontecido.

A gestão de banca ajuda no fator psicológico

A sua maior aliada na busca pelo controle emocional no trading esportivo chama-se gestão de banca. Essa é a estratégia utilizada para gerenciamento do capital, dividindo-o em várias partes. O objetivo é limitar o seu máximo investimento a um pequeno percentual do seu dinheiro, como 2% ou 5%, por exemplo.

Desta forma, você estará impedido de expor uma parcela muito significativa do seu capital em uma única partida. Lembre-se: jogos acontecem todos os dias e é preciso manter seu saldo para poder apostar em jogos futuros. Se não souber controlar o seu fator psicológico, talvez não chegue com saldo para o dia seguinte.

***

Photo by David Olubaji on Unsplash

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.