Parece que em todo lugar que você vá, você encontrará uma infinidade de opções para evitar a tristeza e se tornar “mais feliz”. A mídia social é uma das principais culpadas, com inúmeros feeds do Instagram dedicados a mostrar ao mundo apenas nosso rosto mais feliz. De muitas formas, a felicidade, ou pelo menos o desempenho de “ser feliz” nas mídias sociais e na vida diária, tornou-se um indicador de sucesso, enquanto a tristeza se tornou um indicador de fracasso ou patologia.

Então, a tristeza é ruim? Bem, se você seguir o sucesso da Disney, InsideOut da Pixar, um filme de animação sobre as emoções internas de uma garota adolescente, baseado na protagonista Joy (Felicidade) e sua confusão sobre o papel de outras emoções como a tristeza, a resposta é clara. Spoiler Alert: Joy descobre que Sadness tem um papel muito importante em nossas vidas – exatamente o que eu ajudo muitos dos meus pacientes e clientes a fazer em terapia e coaching.

Inside Out nos ajuda a ver que existem muitos mitos problemáticos sobre a tristeza que atrapalham nossas habilidades de viver vidas saudáveis e significativas. Aqui estão alguns dos mitos e realidades mais comuns sobre a tristeza na cultura norte-americana que encontrei no meu trabalho ao longo dos anos.



Mito: Ser triste significa que você está deprimido.

Equacionar a tristeza com a depressão é um dos erros que vejo muitas pessoas cometendo ao negociar suas emoções. A maioria dos psicólogos concorda que ficar triste é um indicador de que algo doloroso aconteceu em sua vida – geralmente uma perda ou algum tipo de lesão emocional. Se você está em um relacionamento há anos que de repente termina, é claro que você se sentiria triste com a perda de conexão.

Se alguém importante para você o rebaixa ou rejeita, faz sentido que você se sinta triste e com dor.Tristeza é a resposta emocional saudável à dor e / ou perda e sinaliza uma necessidade de cuidado e compaixão de si e dos outros. A depressão é um distúrbio clínico em que não se é simplesmente triste. Ao contrário da tristeza, as pessoas que lutam contra a depressão têm um conceito de autoconhecimento muito ruim e geralmente pensam que o mundo seria um lugar melhor se elas não estivessem por perto. A depressão não é tristeza, mas muitas vezes envolve muita tristeza que não foi abordada ou expressa.

Mito: Mostrar tristeza é um sinal de fraqueza.

A tristeza é uma das nossas emoções mais fortes porque sinaliza e atrai os outros para nós quando é expressa. Em outras palavras, tristeza é a emoção que muitas vezes pode provocar empatia e cuidado dos outros. Pense em um bebê chorando – não há outra maneira de comunicar suas necessidades de apoio e cuidado do que expressar tristeza. Chorar e expressar desconforto ou dor é a primeira maneira de aprendermos a comunicar nossas necessidades de cuidado e apoio do ambiente.

A tristeza destina-se a ser vista a fim de sinalizar aos outros pedindo ajuda, porque somos uma espécie fortemente social. De fato, muitos argumentaram que o homo sapiens como uma espécie, sem garras, veneno ou qualquer outra defesa natural, sobreviveu e prosperou devido à nossa capacidade de ler, responder e co-administrar as emoções um do outro como um grupo. Quando confortamos aqueles que estão assustados ou com dor, quando recebemos cuidado e encorajamento dos outros, os humanos respondem efetivamente à tristeza com empatia que age para “esfriar” todo o nosso sistema nervoso.

A capacidade de “esfriar” ou regular nossos sistemas nervosos como um grupo nos permite engajar efetivamente nosso “cérebro pensante”, o córtex pré-frontal, que é como podemos planejar, criar e ter sucesso, seja superando um tigre dente-de-sabre ou enviando um astronauta para a lua. Comunicar nossas emoções umas às outras para gerenciar eficientemente as emoções fortes como um grupo é a nossa maior força como espécie. Deixar de expressar a tristeza o priva desse presente evolucionário.

Mito: Se você se deixar triste, ficará preso na tristeza para sempre.

O maior medo que encontro em meu trabalho clínico é ajudar as pessoas a acreditarem que podem sentir emoções fortes sem se sentirem sobrecarregadas ou “presas” em uma emoção dolorosa como a tristeza. Enquanto as emoções podem parecer poderosas e inamovíveis, todas as emoções são realmente passageiras e transitórias, porque existem apenas para sinalizar um comportamento imediato.

As emoções são simplesmente a maneira como a mente e o corpo atraem sua atenção para algo em seu ambiente ou vida – pense neles como “tweets” de seus cinco sentidos. Às vezes, as pessoas têm dificuldade em compreender e responder à tristeza porque acreditam que os mitos acima parecem ser muito perigosos e ameaçadores. É aqui que a maioria das pessoas fica presa.

Como isso se parece na vida real?

Paul *, um novo pai e executivo, veio a mim porque não conseguia parecer feliz depois do nascimento de seu filho. Com o tempo, tornou-se evidente que Paul estava se sentindo para baixo e perplexo com a forma de ser um bom pai, equilibrando as exigências de sua carreira ocupada. No entanto, Paul se sentiu culpado por ter esses sentimentos, pois aprendeu que não deveria se sentir triste, porque era um sinal de fraqueza e só levaria à depressão.

Uma vez que ajudei Paul a entender o quanto sua tristeza fazia sentido, como na verdade indicava que ele era um pai atencioso e um profissional comprometido que lutava com um grande ajuste de vida, ele me agradeceu com lágrimas por finalmente ajudá-lo a se sentir feliz e conectado à sua vida. Quando ele expressou sua tristeza para mim de forma eficaz, ele recebeu conforto e alívio e passou. A tristeza não era mais necessária.

Todas as emoções passam quando respondemos a elas, agindo de forma eficaz. A tristeza não é exceção. A tristeza, como todas as nossas emoções, é saudável e destinada a nos ajudar a responder melhor a nós mesmos, aos outros e ao mundo maior que nos rodeia. Se você luta constantemente com a tristeza, tem dificuldade em entender por que está triste ou com o que pode estar acontecendo em sua vida, trabalhando com um médico qualificado pode ajudá-lo a voltar aos trilhos e de volta à sua vida.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE PSYCHOLOGY TODAY

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*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


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