A impossibilidade de sair de casa nas últimas semanas tem colocado muitos obstáculos na vida das pessoas. Deixar de ir ao parque, ao shopping ou até mesmo visitar um amigo ou familiar. A lista de coisas que deixamos de fazer é enorme e tende a aumentar caso a quarentena se torne cada vez mais prolongada.

Diante desse cenário, é cada vez mais comum encontrar canais na internet, especialmente no Youtube, com dicas para prática de exercícios físicos. Ao assistir TV online grátis no PC, muitas pessoas têm procurado dicas para manter a saúde mental e a boa forma física, mesmo que a circulação esteja interrompida, bem como o funcionamento de grande parte das academias e dos parques públicos.

Uma pesquisa qualitativa recente feita pelo Instituto QualiBest, por exemplo, mostrou que muitas pessoas estão buscando cursos online – de idiomas, de artes marciais e de atividades físicas – para lidar com fatores como ansiedade, estresse, angústia e até depressão.

Mas algumas dicas são importantes: é fundamental respeitar os limites do seu corpo e não dar uma de crossfit, se forçando até o limite do impossível. Se numa academia ou box você tem alguém olhando sua postura, em casa a coisa é com você. Respeite seu corpo para não se machucar.

Exercícios de baixo impacto são direcionados para idosos, gestantes e crianças. Para aqueles já acostumados com as atividades físicas, de prática regular, mas que por enquanto não podem ir a academias e parques, a rotina deve começar com o alongamento para depois iniciar com as atividades de fortalecimento, tudo moldado pelas restrições do lar, mas que não são, de forma alguma, impedimentos.

“Uma boa dica para melhorar a resistência e a imunidade é ter uma boa alimentação. E usar aplicativos de treinos também pode ajudar a cuidar do corpo de forma mais saudável. Mas vale lembrar que, antes de iniciar qualquer atividade física, a pessoa não pode ter restrições ou contraindicações médicas”, alerta o ortopedista e traumatologista Marcello Zaboroski, em entrevista ao jornal Estado de Minas

Para facilitar a vida de quem não está habituado ao mundo da ginástica, mas decidiu não ficar parado durante a quarentena, alguns sites estão facilitando a vida da galera.

Headspace

O aplicativo apresenta centenas de sessões sobre saúde física, desenvolvimento pessoal, gerenciamento do estresse e alívio da ansiedade para você ficar zen. No catálogo intitulado Enfrentando a tempestade, você encontra exercícios de movimento, para o sono e meditações para te ajudar conforme o que estiver sentindo naquele momento.

Ekhart Yoga

Ainda que seja em inglês, o canal traz vídeos no YouTube para acompanhar os treinos que misturam meditação e yoga. Para dar apoio a qualquer pessoa diretamente afetada – física ou emocionalmente – pelo surto de coronavírus, o canal oferece 12 aulas gratuitas, projetadas especificamente para ajudar a aliviar o estresse e ansiedade.

Blogilates

O canal da Cassey Ho, influenciadora fitness americana, apresenta exercícios e treinados diretamente influenciados pelo pilates, mas são focados em partes específicas do corpo. A série de exercícios para fazer em apartamentos é demais.

Seven – Treino de 7 Minutos

Perfeito para quem tem pouco tempo – ou não quer gastar muito tempo com treinos – esta é uma oportunidade de dedicar apenas 7 minutos por dia e, ainda assim, ter benefícios para a saúde. O app permite que você treine a qualquer hora e em qualquer lugar, com layout prático e intuitivo, além de ilustrações.

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




Psicologias do Brasil
Informações e dicas sobre Psicologia nos seus vários campos de atuação.