O que é o Apoio Psicológico Online?

É uma modalidade de atendimento psicológico, realizada através da internet que visa dar suporte emocional para pessoas que estão em sofrimento, mas por algum motivo, não podem comparecer ao consultório convencional.

É permitido pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP) e precisam atender ao disposto no Código de Ética Profissional do psicólogo e na  Resolução CFP nº 11/2012.

Como funciona?

O encontro entre psicólogo e paciente acontece através da videoconferência que permite o contato visual,  diálogo, a “escuta” e o trabalho psicoterapêutico em tempo real.

Como no consultório convencional, as informações pessoais do paciente e conteúdos abordados em atendimentos, ficam protegidos e em sigilo.  As sessões de terapia acontecem semanalmente, no dia e horário acordados entre profissional e paciente.

No apoio psicológico mediado pela internet, o encontro mais eficaz entre profissional e paciente se dá pela videoconferência (Skype, por exemplo) . Esse encontro terapêutico, possibilita que o profissional recolha as informações não verbais do paciente e tenha uma compreensão ampla da problemática apresentada e, em contrapartida, o paciente estará em atendimento psicológico, num ambiente virtual, mas vivenciando as experiências, responsabilidades e resultados que a psicoterapia proporciona.

Em casos excepcionais, os atendimentos podem ser realizados através de e-mails, chats ou chamadas telefônicas. Entretanto, é importante saber que essas formas de atendimento, acabam por comprometer a qualidade dos ganhos da relação terapêutica que é realizada através da videoconferência ou atendimento convencional

Para quem é indicado?

Para pessoas que estão em sofrimento mental e precisam de ajuda, mas por algum motivo não conseguem frequentar atendimento psicológico em consultório convencional, como: brasileiros que estão no exterior, pessoas que viajam a trabalho, pessoas acamadas, hospitalizadas, pessoas com deficiência física, com transtorno do pânico agudo, etc…

Para quem é contra-indicado?

Como todos os tratamentos, o apoio psicológico online tem algumas contra indicações, tais como: pessoas com doenças mentais graves e persistentes, ideação suicida, usuários pesados de drogas, etc. A equipe de apoio psicológico, entende que essas pessoas necessitam acompanhamento  de uma equipe multidisciplinar, ou seja, precisam de uma equipe de saúde mental que esteja perto em caso de qualquer intercorrência.

Sobre os resultados:

O apoio psicológico online, mediado pela videoconferência,  tem o mesmo resultado que os obtidos em consultório convencional, entretanto, a diferença é a forma de encontro entre profissional e paciente.

Os custos:

Assim como nos consultórios convencionais, para a realização do apoio psicológico online acontecer com qualidade, além dos cursos e especializações que o profissional deve ter, há a necessidade do profissional investir em bons equipamento como: computador, fones de ouvido, internet de boa qualidade, antivírus para que os dados do paciente estejam seguros; desenvolver e hospedar o site de trabalho, entre outros gastos, portanto, para “montar” um consultório virtual seguro e funcional,  é necessário um investimento financeiro significativo.

A Equipe de Psicologias do Brasil Online, oferece apoio psicológico com valor de 130 reais por atendimento.

Como agendar

O contato e os agendamentos podem ser realizados pelo site www.psicologiasdobrasilonline.com.br

 

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


*O conteúdo do texto acima é de responsabilidade do autor e não necessariamente retrata a opinião da página e seus editores.


Compartilhar

RECOMENDAMOS



COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.