Desde o início da humanidade, sabemos que conhecer a si mesmo e dar um propósito à vida é o que nos faz viver com significado, bem-estar e satisfação. No entanto, muitas vezes estamos como autômatos sem ter consciência de quem somos, por que pensam como nós, como nós criamos as necessidades que temos, do que estamos com medo ou até mesmo o nosso propósito na vida.

Por que é tão difícil melhorar o autoconhecimento?

Assim como quando você olha no espelho, você vê seu rosto de cabeça para baixo, algo semelhante acontece com quem você pensa que é. Você se vê pensando que suas crenças, necessidades ou medos são reais. No entanto, você acredita neles porque se identifica com eles. Então, em seguida, vamos rever várias chaves para melhorar o seu autoconhecimento e, assim, descobrir quem você é e qual é o seu propósito de vida. No meu caso, descobri durante 10 anos de experiência acompanhando pessoas de até 5 países diferentes. Isto é o que eu aprendi e o que você pode aplicar em sua vida para descobrir.

1. Esqueça quem você pensa que é

O grande erro que cometemos com nosso autoconhecimento é pensar que já sabemos quem somos. Se você tentar responder à pergunta “Quem sou eu?”, você descobrirá que só pode responder com IDs. Você acha que é um nome, uma nacionalidade, um modo de pensar, uma profissão etc. Mas eles são apenas identificações e atributos. Para saber quem você realmente é, primeiro você precisa esquecer tudo o que pensa que é agora.

2. Não se rotule

Para se conhecer em profundidade, você precisa aprofundar cada camada da sua personalidade: do seu ambiente, comportamento e atitudes, ao seu sistema de crenças, valores e identidade. Para conseguir isso, é imperativo que você não se classifique ou acredite que você é um tipo de personalidade A ou B. As ferramentas de autoconhecimento que lhe dão um rótulo são muito mal compreendidas.

3. Não deixe ninguém lhe dizer quem você é ou qual é o seu propósito

Se alguém lhe der conselhos, e tentar lhe dizer quem você é, somente estará emprestando suas ideias e crenças. Só você pode decidir quem você é e qual o seu propósito, e você obtê-lo se iniciar um processo de autoconhecimento profundo, onde você se liberta do que você pensa que é para construir uma nova personalidade, mais relacionado com a sua essência e não o seu ego (ficções criadas em toda a sua vida sobre quem você pensa que é).

4. Iniciar um processo transpessoal

Transpersonality significa “além da personalidade” e personalidade é uma palavra que vem de Pessoa, do latim, e significa “máscara”. Exatamente, sua personalidade é sua máscara, não quem você realmente é. Um processo transpessoal é o que o levará a superar seu ego e descobrir seu verdadeiro propósito.

5. Responda as perguntas certas

A ótima ferramenta para se conhecer são as perguntas. No entanto, é um erro você se fazer essas perguntas. Você deve respondê-las. Em um processo de autoconhecimento e mudança, um profissional especializado fará as perguntas certas.

6. Aplique o que você aprendeu à sua vida

Não se trata apenas de responder ou refletir, mas de aplicar em sua vida cada uma das mudanças que você descobre que precisa fazer. Sua nova vida será construída se você tentar uma realidade com diferentes ações, não apenas com boas intenções. Só assim você pode se conhecer: agindo e descobrindo a si mesmo.

7. Faça terapia!

O bom psicólogo possui técnicas e ferramentas que irão te auxiliar no desenvolvimento pessoal.

TEXTO TRADUZIDO E ADAPTADO DE PSICOLOGÍA Y MENTE

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.