Ganhar de virada é sempre mais gostoso, pois conseguir contornar a desvantagem já aumenta consideravelmente os níveis de adrenalina do torcedor que, na hora da reviravolta, vibra de emoção como se sua própria vida estivesse em jogo. E, falo mais, e se nessa partida aconteceram diversos pênaltis? Pois é, só gols de pênalti do Neymar foram 2!

Então, tudo isso merece uma matéria cheia de detalhes e com algumas curiosidades numéricas que vale destacar! Opções de lidar com números também não faltam no aposta10.com.

Vamos lá!

Ao findar do último dia 13 de outubro de 2020, terça-feira, 21h, após o feriado santo de Nossa Senhora Aparecida e o Dia das Crianças, o fã do futebol nacional foi privilegiado com mais um motivo para comemorar quando, na quinquagésima partida do técnico Tite à frente da seleção brasileira, dessa vez pelas Eliminatórias Sul-Americanas, o nosso amado país saiu vitorioso com um resultado de 4 a 2 contra a seleção peruana. O Brasil é líder nas eliminatórias. O jogo, que aconteceu no Estádio Nacional Lima, no Peru, também conhecido como Estádio Nacional José Diaz, além dos 3 gols de Neymar, teve um gol de Richarlison.
Curiosidade sobre o Estádio Nacional de Lima

O estádio de 67 anos, que hoje possui capacidade para cerca de 50 mil torcedores, e que presenciou tantas vitórias e derrotas ao longo de seus tantos anos, também foi o cenário de uma das mais terríveis histórias do futebol mundial.

Tudo aconteceu ainda no primeiro semestre de 1964, mais especificamente no mês de maio, quando, ao longo de um jogo entre os times olímpicos do Peru e da Argentina, houve um tumulto após uma anulação de empate peruano, aos quase 40 minutos do segundo tempo. Nesse momento, torcedores foram para o campo demonstrando sua revolta e os policiais, tentando conter o público, fizeram uso de gás lacrimogêneo, o que gerou pânico em mais de 47 mil expectadores que estavam presentes no dia (naquela época o estádio tinha capacidade para cerca de 60 mil pessoas). Durante o desespero do público que tentava sair do local, aconteceram mais de 300 óbitos e cerca de 500 pessoas foram feridas.

E se o jogo tivesse sido em Custo, qual o preço da alta altitude para um jogador de futebol?

Lima possui uma uma população de mais de 9 milhões de pessoas e tem uma altitude de mais de 100 metros acima do nível do mar, o que não é um problema. Mas, e se o jogo fosse em Cusco, cidade que fica a cerca de 3400 metros acima do mar?

Em um local tão alto, se você não for nativo ou não permaneceu o necessário para se acostumar, poderá sentir os sintomas da escassez de oxigênio no cérebro, tais como o coração mais acelerado, confusão mental, tonturas e até enjoos. Assim, os estádios possuem cilindros de oxigênio para possíveis emergências. Também tornou-se habitual que os times cheguem ao local com alguns dias de antecedência para adaptação do organismo. Seja como for, é ponto claro que o jogador local, já ambientado, pode levar uma certa vantagem nesse quesito.

O 64º. Gol de Ronaldo pela seleção

A partida teve ainda mais números a comemorar. Além da virada e da 50ª. Partida de Tite, foi no mesmo dia 13 de outubro que o atacante Neymar, atualmente com 28 anos, completou o 64º. Gol jogando pela seleção. Quem diria que o menino Neymar, que veio da periferia e hoje joga pelo Paris Saint-Germain, tornaria-se um dos maiores jogadores do mundo? Atualmente, seus gols pela seleção já bateram a marca de Ronaldo, que possui 62 e só perdem para a a marca histórica de Pelé, que tem 77 gols. A questão é que o craque ainda tem tempo para superar essa marca!

Como como foi o jogo?

O jogo foi arbitrado por Julio Bascuñán . Os jogadores da seleção do Peru iniciaram com o primeiro gol logo nos primeiros 5 min da partida, com gol de Carrilo.

Perto dos 30 min, após pênalti de Yotun contra Neymar, o próprio Neymar cobrou e fez o gol de empate.

Aos 13 minutos do segundo tempo, o jogador Tabia, do Peru, de rebote, aproveitou a oportunidade e marcou o segundo gol.

Aos 19 minutos do segundo tempo o Brasil voltou ao marcador com lance polêmico, mas validado pelo VAR, de Richarlison.

Os demais gols brasileiros, ambos de Neymar, aconteceram aos 37 e 48 minutos do segundo tempo. O primeiro, novamente por pênalti, e o segundo, em um rebote aproveitado de uma jogada de Zambrano.

Definitivamente um jogo que nos deu orgulho!

***
Photo by Gustavo Ferreira on Unsplash

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.