Uma pesquisa realizada recentemente pela Euromonitor e publicada pela Super Interessante sobre hábitos higiênicos comprova que os brasileiros estão em primeiro lugar quando o assunto é a higiene pessoal.

Banhos por dia

Um dos dados da pesquisa mostrou que o brasileiro toma em média 12 banhos semanais, sendo em média 2 banhos diários. Em contrapartida países como Inglaterra e China a média cai para 3 a 4 banhos semanais.

A pesquisa revelou que a média global é de um banho por dia e de 6 banhos semanais. Outro dado que chamou a atenção foi a quantidade de vezes em média que lavamos a cabeça durante a semana que são de quatro vezes, perdendo somente para os mexicanos que lavam a cabeça todas as vezes que tomam banho.

O brasileiro também foi considerado o povo mais cheiroso do mundo. Com o uso diário de sabonetes, gel de banho, esfoliantes, óleo corporal…e por ai vai, a lista é imensa.

Herança Cultural

Alguns atribuem essa quantidade de banhos e higiene a uma herança cultural de povos indígenas. Quando os portugueses atracaram no Brasil se depararam com uma cultura onde os índios se depilavam, cortavam e lavavam os cabelos. Para isso, usavam produtos vegetais como o óleo de andiroba e extrato de pitanga, que ainda hoje são usados na indústria de higiene pessoal.

A pesquisa foi feita em quinze países e traz alguns números interessantes:

1- Cerca de 80% das mulheres inglesas não tomam banho todos os dias e 30% chegam a ficar até três dias sem;

2- Na maior parte dos países a média é de um banho por dia;

3- Os mexicanos lavam os cabelos todas as vezes que se banham;


4- Os brasileiros tomam cerca de doze banhos por semana, lavam as cabeças em média quatro vezes apenas e se perfumam sempre;

5- Na Índia não foi possível chegar a uma conclusão, pois metade das casas sequer tem banheiro.

Confira o gráfico feito pela Revista Super Interessante:

9f90424e3f74dbb6c36666368891880a

Photo by bruce mars from Pexels

Precisa de ajuda? Conheça a nossa orientação psicológica.


Compartilhar

RECOMENDAMOS




COMENTÁRIOS




REDAÇÃO PSICOLOGIAS DO BRASIL
Os assuntos mais importantes da área- e que estão em destaque no mundo- são a base do conteúdo desenvolvido especialmente para nossos leitores.